Oliveira do Bairro: Autarquia reforça subsídio para ajudar bombeiros locais

662
Bombeiros de Oliveira do Bairro.

A Câmara de Oliveira do Bairro reforçou o valor do apoio financeiro anual à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB), que em 2024 irá ascender aos 70 mil euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Em comunicado, a autarquia faz notar que desde 2020, esta é a segunda vez que o executivo decide aumentar o valor deste apoio regular, que à época se cifrava em 60 mil euros.

“Para além dos apoios à atividade regular e ao investimento, o município também suporta os seguros do corpo de bombeiros e, em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os custos com as remunerações, e respetivos encargos associados, dos elementos das duas Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro”, refere o comunicado, lembrando, ainda, que “também os membros desta corporação têm um conjunto de benefícios atribuídos pela autarquia, no âmbito de um regulamento criado para o efeito.

Apoios previstos

» O ‘Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios e Benefícios aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro’ prevê a redução de pagamento das taxas urbanísticas, a compensação do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) liquidado, desconto de 20% no acesso a eventos ou iniciativas de carácter desportivo, cultural e recreativo que sejam organizados pela Câmara Municipal e acesso gratuito às Piscinas Municipais, em horários previamente convencionados entre a autarquia e a associação;

» Contempla, ainda, a comparticipação financeira anual, correspondente ao Escalão A na Ação Social Escolar, para os filhos e dependentes a cargo dos elementos da corporação de bombeiros de Oliveira do Bairro, que frequentem o pré-escolar, incluindo Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), e o 1.º ciclo, em escolas do concelho, até ao valor correspondente a 25% do salário mínimo nacional.

Discurso direto

“A verba agora atribuída “não inclui outros apoios que ainda podem ser concedidos durante este ano, quer para investimento, quer para ajudar os nossos bombeiros relativamente aos custos que assumem no âmbito da sua importante e fundamental atividade de proteção civil. Continuamos disponíveis para apoiar os investimentos da associação nas suas infraestruturas e equipamentos, de forma a que as mulheres e homens que integram os nossos Soldados da Paz tenham todas as condições para desempenhar a sua missão com a máxima eficiência, segurança e comodidade” – Duarte Novo, presidente da Câmara.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.