Ol. do Bairro: Prosseguem as limpezas de cursos de água

705
Rio Ervedal.

O município de Oliveira do Bairro anunciou hoje uma nova ação de limpeza de cursos de água da rede hidrográfica do concelho.

Depois das limpezas realizadas nos rios Cértima e Levira, a autarquia prepara-se para avançar com trabalhos nos rios Lindo e Ervedal e em três valas (a primeira entre o Rio Levira e o lugar do Repolão, a segunda entre o mesmo rio e o Parque do Ribeirinho, na Giesta, e a terceira entre o Troviscal e o Passadouro).

Tendo em conta que alguns trabalhos vão ser realizados a partir de terrenos privados confinantes com os cursos de água, a autarquia irá organizar sessões de esclarecimento para os proprietários e para a população em geral, “com o objetivo de explicar as intervenções, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões.”

Oliveira do Bairro avançou nos últimos dois anos com intervenções de reabilitação e valorização dos rios Cértima e Levira, juntamente com, respetivamente, Águeda e Anadia. Estas duas empreitadas contaram com o apoio do Fundo Ambiental.

Discurso direto

“Os objetivos das intervenções são os de reconstruir o potencial biológico das superfícies afetadas, combater os fenómenos erosivos, integrar essas áreas no ambiente paisagístico circundante e potenciar a regeneração dos habitats. Os trabalhos a realizar vão passar pela limpeza, remoção e triagem seletiva, corte e desmatação, remoção de troncos e outros detritos, remoção de bolsas de acumulação de sedimentos existentes nos leitos e instalação de estruturas com recurso a técnicas de engenharia natural” – Jorge Pato, vice-presidente da Câmara.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.