Ol. do Bairro: Freguesia do Troviscal beneficiou de rearbonização e criação de ilhas-sombra

762
Rearborização na freguesia do Troviscal, Oliveira do Bairro.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara de Oliveira do Bairro informa que já concluiu “a intervenção no Troviscal de rearborização de espaços verdes e e de criação de ilhas-sombra em meio urbano”, que decorreu no âmbito do projeto “Oliveira do Bairro – Lugares de Sombra”.

Trata-se de uma área contígua ao antigo campo de futebol do Cabeço do Pedro (campo da Arviscal – Troviscal) que foi transformada num novo espaço verde, através da sua arborização com pinheiros mansos, tendo sido também vedada a linha de água existente a nascente da propriedade, “de modo a aumentar a segurança deste local e dar à população a oportunidade de beneficiar de um contacto ainda maior com a natureza.”

Segundo a edilidade, os trabalhos no Troviscal decorreram entre meados do mês de maio e início de junho para “aumentar o ensombramento do espaço, reduzindo, desta forma, os efeitos de ondas de calor, potenciando a criação de refúgios para a fauna.”

A ação municipal começou no Parque da Tojeira, freguesia da Palhaça, onde vai ser aumentada a área florestal, com o preenchimento de clareiras, limpeza de mato e ocupação destes locais com espécies autóctones. Depois será, ainda, implementado um percurso de ligação entre dois pontos de entrada no parque.

Jorge Pato, vice-Presidente da Câmara Municipal, explicou na nota de imprensa que “estas duas intervenções têm como principal objetivo aumentar a qualidade de vida das populações, ao nível recreativo e ambiental”.

O projeto ‘Oliveira do Bairro – Lugares de Sombra’ foi ‘desenhado’ para “promover a conservação da água, da biodiversidade e da natureza, diminuir a poluição existente e melhorar a qualidade do ar, contribuindo para a retenção de carbono que contribui para a redução do efeito estufa”.

As duas intervenções foram previstas na candidatura “Oliveira do Bairro – Lugares de Sombra” ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, com um apoio financeiro da União Europeia de 74.998,60 euros.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780