Ol. do Bairro: Entregues diplomas do curso de português para migrantes

839
Entrega de diplomas a migrantes, Oliveira do Bairro.
Comercio 780

Foram entregues na passada quinta-feira, 15 de julho, os diplomas do Curso de Português Língua de Acolhimento a alunos migrantes do Concelho de Oliveira do Bairro.

Esta formação, de carácter gratuito, foi promovida pelo Município de Oliveira do Bairro e desenvolvida pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia, com o objetivo de oferecer uma resposta mais ajustada às necessidades de aprendizagem da língua portuguesa de pessoas migrantes residentes no concelho.

Dos 20 migrantes que iniciaram o curso, 12 concluíram os dois níveis de complexidade (A1+A2) e três terminaram apenas o nível A1 (nível básico). Destes 15 finalistas, 14 alunos são de nacionalidade venezuelana e um é de origem inglesa.

Na cerimónia de entrega de diplomas, que decorreu no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, deixou um agradecimento especial aos alunos que frequentaram o curso destacando que “a língua portuguesa é fundamental para uma inclusão plena na comunidade de acolhimento, facilitando e promovendo o acesso às mais diversas áreas, como é o caso da inserção profissional, educação, saúde, cidadania e participação cívica, entre outras”.

O autarca agradeceu ainda ao Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia, pela disponibilidade e formação que proporcionaram aos alunos que frequentaram este curso.

Durante a cerimónia, foi evidente a cumplicidade entre a professora e os alunos, que quiseram demonstrar o seu apreço pelo trabalho que realizaram, deixando ainda um especial agradecimento à equipa técnica da Câmara Municipal, por todo o acompanhamento, de grande proximidade e disponibilidade, que têm dado desde a primeira hora.

A iniciativa decorreu entre 24 de novembro de 2020 e 6 de julho de 2021, no edifício da Câmara Municipal, com a duração de 150 horas, divididas em dois níveis de complexidade (A1 e A2).

O curso de Português Língua de Acolhimento é mais uma resposta do Município no âmbito do seu Plano Municipal para a Integração de Migrantes, a par do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, que presta apoio e informação geral em diversas áreas, nomeadamente regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.