Ol. do Bairro: 20 mil euros disponibilizados para apoiar projetos culturais afetados pela pandemia

1126
Quartel das Artes, Oliveira do Bairro.
Comercio 780

A Câmara de Oliveira do Bairro lançou um ‘Programa de Apoio à Cultura’ dotado de um fundo de 20 mil euros “de forma a combater os efeitos da pandemia nos agentes culturais, não associativos, do concelho”.

O período de candidaturas decorrerá de 15 de julho a 31 de agosto, servindo para “ajudar a concretizar projetos culturais” nas áreas das artes visuais, artes performativas (música, teatro e dança), artesanato, literatura, património, cinema e audiovisual.

Podem beneficiar dos apoios “pessoas coletivas ou pessoas singulares, que tiverem sede, naturalidade e residência no concelho de Oliveira do Bairro, com projetos que incidam sobre o território oliveirense”.

Segundo a edilidade, pretende-se com estes apoios igualmente a promoção da “vertente pedagógica e educativa de projetos culturais”, desenvolvendo ações para captar novos públicos, fomentar a organização colaborativa e valorizar os recursos locais, potencializando a economia local.

Os critérios de seleção dos projetos levarão em conta a valorização cultural e educativa do concelho, na área artística escolhida, “clareza na definição da proposta/projeto” e “coerência entre as atividades propostas, estimativa orçamental e recursos afetos.

O regulamento está disponível no site do município.

Discurso direto

“O programa destina-se a pessoas coletivas, ou singulares, que não se encontrem abrangidas pelas medidas previstas no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do Município, nem por quaisquer outros protocolos de âmbito cultural. Para as associações, já existem formas de apoio, consagradas em regulamento, mas faltava uma medida que enquadrasse os agentes culturais que não integram o movimento associativo e que os apoiasse nestes tempos difíceis, em que a sua fonte de rendimento, ou pelo menos a da vertente cultural, foi praticamente reduzida a zero” – Lília Ana Águas, vereadora da Cultura.

Publicidade, Serviços & Donativos