Ol. de Azeméis: Contributos do PSD para o orçamento camarário

705
Paços de Concelho de Oliveira de Azeméis.
Dreamweb 728×90 – Video I

O apoio à natalidade, a fixação de jovens e a longevidade da nossa população estão entre as propostas do PSD de Oliveira de Azeméis para o plano de investimentos plurianual deste município. Os contributos do partido para o orçamento da autarquia foram alinhavados numa reunião que juntou os vereadores Carla Rodrigues e José Campos Silva, o presidente da Comissão Política Concelhia, e Helga Correia, líder da bancada do PSD da Assembleia Municipal.

A estrutura local do partido entende que de entre as medidas a incluir no plano, algumas delas podem ser aplicadas já em 2023, entre as quais o apoio às famílias numerosas nas tarifas de água e saneamento e nas tarifas de resíduos sólidos urbanos domésticos. Por outro lado, da reunião havida saiu a proposta de reformulação e aumento dos incentivos à natalidade no montante de 600 euros para o primeiro filho, 700 para o segundo e 800 a partir do terceiro.

Ainda no plano social e, por via dele, da educação, o PSD de Oliveira de Azeméis quer ver inscrita no plano do Município a requalificação de todas as escolas básicas que ainda não foram intervencionadas e o investimento na construção de residências para estudantes, de maneira a que a oferta seja alavancada. Outra medida estruturante passará pelo alargamento da oferta do vale educação ao ensino particular e cooperativo e a todos os graus de ensino, incluindo o pré-escolar.

O PSD preconiza o aumento do número de bolsas de estudo para os estudantes oliveirenses, o apoio a famílias carenciadas que queiram inscrever os filhos nas ATL/AAAF e o apoio às famílias mais carenciadas, identificadas pela segurança social.

O documento a entregar no respeito do estatuto da oposição que se seja mantida a rubrica para uma nova zona industrial em S. Roque (Costa Má), mas não deixa de notar que a dotação tenha passado de 100.000 para 50.000 euros, como indicador que ainda não será para já a criação desta infraestrutura. A este nível, os social democratas oliveirenses defendem a requalificação e infraestruturação das zonas industriais do Nordeste, Nogueira do Cravo/ Pindelo, área de acolhimento empresarial Ul-Loureiro, e das zonas industriais de Carregosa e de Ossela.

A nível ambiental, a estrutura local do PSD quer ver inscritas a criação do ecocentro municipal e a requalificação das Margens do Rio Caima, para além de um reforço significativo da instalação e melhoramento das redes de água e saneamento, enquanto que no que toca ao planeamento é defendida uma dotação para a primeira fase da via do Sudoeste e para a conclusão da via do Nordeste.

Para o PSD, o combate efetivo à desertificação de algumas freguesias, com medidas orçamentais e fiscais de apoio ao comércio nas freguesias, é um desígnio a seguir. “Investimento municipal nas freguesias, com equidade com políticas de investimento que tornem mais homogéneo o nosso concelho e diminua as assimetrias” – lê-se no documento, onde é preconizada a criação de percursos pedestres como forma de valorizar o património natural, cultural, religioso concelho.

A “criação de um projeto de requalificação e preservação das Minas do Pintor, numa perspetiva de uma aposta no desenvolvimento do turismo industrial no nosso concelho”, a requalificação, limpeza e melhoramento do piso dos caminhos de Santiago que atravessam o município, numa perspetiva de desenvolvimento do nosso potencial ao nível do turismo religioso, a construção de parques intergeracionais nas freguesias, com prioridade para as que não dispõem de qualquer equipamento de lazer e a requalificação da rede viária do concelho estão entre as medidas propostas.

Vereadores do PSD de Oliveira de Azeméis

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.