Ol. de Azeméis: Autarquia e UA preparam candidatura para instalar residência de estudantes

1257
Escola Superior Aveiro Norte (ESAN).

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou um contrato de consórcio com a Universidade de Aveiro (UA) que prevê a “apresentação de manifestação de interesse para construção de uma resposta de alojamento de estudantes” a instalar junto da Escola Superior de Aveiro Norte (ESAN).

“Em concreto”, explica uma nota camarária, “este consórcio estabelece o regime de cooperação que a autarquia e a UA assumem para a concretização deste projeto de alojamento”.

Assim, está previsto a cedência do direito de superfície à UA sobre um conjunto de três prédios urbanos existentes na Quinta de Comandante, no Lugar do Outeiro, em Santiago de Riba-Ul.

As partes devem assumir a repartição de investimento a realizar na proporção de 50% para cada “no que respeita ao esforço financeiro que não tenha enquadramento na candidatura.”

De acordo com a edilidade oliveirense, “se avaliada positivamente pelo painel habilitado”, esta manifestação de interesse passará a uma segunda fase e o consórcio será convidado a apresentar uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) relativo ao aviso designado “Programa de Alojamento a Custos Acessíveis”.

Um investimento para beneficiar alunos da ESAN com a existência de uma residência universitária, “principalmente destinada aos mais carenciados, com a oferta de alojamento a preços acessíveis.”

Joaquim Jorge, presidente da Câmara, lembra que o “o alojamento é uma ferramenta fundamental para a permanência de estudantes no nosso concelho, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconómica, apresentando um potencial enorme em termos de consolidação das políticas de permanência estudantil e de acolhimento dos novos estudantes.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.