Ol. de Azeméis: Autarquia dinamiza concurso de ideias para as Minas do Pintor

372
Antigas minas do Pintor, Oliveira do Azeméis.

A Câmara de Oliveira de Azeméis abriu um concurso público para criação do Centro Interpretativo das Minas do Pintor, em Nogueira do Cravo.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Este projeto visa requalificar o local onde, em tempos funcionou um complexo mineiro de exploração de arsénio”, informa um comunicado hoje divulgado, adiantando que o prazo de entrega de propostas decorre até ao dia 17 de maio.

O concurso prevê um prémio para o vencedor da ideia no valor de 10.000€ (dez mil euros), com execução de projeto no valor de 90.000€ (noventa mil euros).

“Este projeto da criação de um Centro Interpretativo das Minas do Pintor faz parte e um projeto maior: o da requalificação de todo aquele local, que não só passa pela criação deste centro interpretativo, mas também pela descontaminação dos solos daquele local, cujo estudo está a ser desenvolvido pela EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA”, explica a edilidade.

As Minas do Pintor são “parte da história de um território, que teve a sua importância para a população, e que, pelos seus elementos arquitetónicos chaminés industriais em alvenaria de pedra, se transformou em algo único na Península Ibérica. Com a construção deste complexo, o concelho será potenciado turisticamente.” Pretende-se agora “dotar o espaço com novos fatores de atração, preservando a sua identidade e dando a conhecer a história e a sua memória coletiva.”

Programa funcional

» Criação de espaços e valências, tais como: anfiteatro natural ao ar livre multifuncional, centro interpretativo das Minas do Pintor (espaço museológico), recriação da Torre do Elevador, criação de percursos explorativos, interpretativo e ainda de prática/manutenção desportiva, cafetaria, zona de estacionamento, instalações sanitárias e ainda a criação de estrutura arbórea e/ou espaços verdes.

Artigo relacionado

Oliveira de Azeméis: Centro Interpretativo das Minas do Pintor em concurso público

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.