Ol. de Azeméis: Arrancou já a requalificação da EBS de Fajões

1882
Escola Secundária de Fajões, em Oliveira de Azeméis.

Iniciaram-se já as obras da primeira fase da requalificação integral da Escola Básica e Secundária (EBS) de Fajões, um investimento superior a 1,8 milhões de euros.

Os trabalhos dizem respeito à construção de um novo bloco de salas de aula que deverá ficar concluído dentro de um ano e meio.

Paralelamente a esta intervenção, arrancará no primeiro semestre do próximo ano, a segunda fase da obra englobando a intervenção em todos os blocos da escola e a demolição do Bloco B, o mais degradado.

“Esta era uma obra há muito esperada e que exigiu um grande esforço e negociação para podermos, finalmente, dotar esta escola das melhores condições e aperfeiçoarmos a qualidade de ensino no concelho”, afirma o presidente da Câmara, Joaquim Jorge.

Com a sua requalificação integral e a remoção do amianto, a escola EBS de Fajões ficará preparada para os novos desafios dando continuidade ao excelente trabalho desenvolvido quer ao nível do 2º e 3º ciclos, quer ao nível do ensino regular até ao 12º ano e também do ensino profissional.

As duas fases da empreitada, num valor aproximado de três milhões de euros, dotará a escola de excelentes condições de ensino esperando a autarquia que ela seja um pólo de ensino agregador de toda a região do nordeste oliveirense, podendo também reforçar o número de alunos de concelhos limítrofes.

Esta requalificação avançou depois de intensas negociações encetadas pelo atual executivo municipal com o Ministério da Educação (ME), através das quais, foi possível reforçar o valor do investimento para a requalificação não só da EBS de Fajões como da EBS Dr. Ferreira da Silva, na freguesia de Cucujães.

Ao abrigo do Programa Aproximar Educação, a autarquia assinou com o ME a requalificação destas duas escolas tendo decidido em 2016 alocar toda a verba (2.550.000 euros) que lhe estava destinada no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT).

A esta verba foi acrescentada uma outra de 450 mil euros, comparticipada em partes iguais, pela autarquia e pelo Ministério da Educação, através do Orçamento Geral do Estado.

Município de Oliveira de Azeméis

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780