OIiveira do Bairro recebe curso de “Tecnologia Cerâmica”

694
Visita à antiga Cerâmica Rocha, Ol. do Bairro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Cerâmica Rocha, em Oliveira do Bairro, foi o espaço escolhido para acolher a 1.ª edição do curso “Tecnologia Cerâmica”, promovido pela Universidade de Aveiro (UA) e pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV).

O curso arrancou na passada sexta-feira, 27 de novembro, num edifício emblemático e representativo da indústria e da região, reabilitado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Duarte Novo, Presidente da Câmara bairradina, deu as boas vindas a todos os alunos e deixou “um agradecimento especial à Universidade de Aveiro e à CTCV, por abraçarem este projeto connosco”.

O autarca recordou que, “ainda estávamos a finalizar os trabalhos aqui na Cerâmica Rocha e já a UA andava connosco, a nosso convite, a estudar o que poderíamos vir a fazer neste espaço, que tanto diz às gentes de Oliveira do Bairro”.

“Há três anos atrás, quando chegámos ao Executivo”, continuou Duarte Novo, “entendemos que seria importante manter o máximo possível este conjunto de história e foi com esse pressuposto, e com a paixão que temos por aquilo que é nosso, que decidimos manter também as estruturas dos fornos e, assim, dar vida a este espaço, preparando-o para poder acolher várias tipologias de eventos e atividades, não só aqui, nos antigos escritórios, mas também lá fora e ainda no pavilhão, que está preparado para receber uma estrutura modular, capaz de receber, por exemplo, espaços para investigação e museologia”.

O curso “Tecnologia Cerâmica” surge da parceria entre o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) e a Universidade de Aveiro, através do seu Departamento de Materiais e Cerâmica (DEMaC), que, na resposta à lacuna de formação dos seus quadros técnicos para a Indústria Cerâmica, desenvolveram o curso de formação contínua em “Tecnologia Cerâmica”.

Os alunos vão, por um lado, percorrer todo o processo de fabrico do produto cerâmico, desde a seleção de matérias-primas e composição de pastas cerâmicas, até ao controlo de processo e produto em curso de fabrico, bem como ser apresentados às tendências tecnológicas emergentes, ao nível da produção “inteligente”, da multifuncionalidade dos produtos, das novas tecnologias de fabrico, ou da digitalização dos processos.

As aulas vão decorrer às sextas-feiras, entre as 14h00 e as 18h00, e sábados, entre as 9h30 e as 12h30, até abril de 2021, num total de 120 horas.

A 1.ª edição do curso “Tecnologia Cerâmica” esgotou e estão já abertas as candidaturas à 2.ª edição, cujo início se prevê ainda no 1.º trimestre de 2021.

Sobre a Cerâmica Rocha

O Município de Oliveira do Bairro reabilitou o edifício da antiga Cerâmica Rocha, num investimento de cerca de 700.000 euros (+ IVA), contando com uma comparticipação de 85% de fundos comunitários, no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020.

Recorde-se que o edifício encontrava-se em avançado estado de deterioração, com a ameaça de iminente colapso da estrutura de apoio da cobertura e da fachada principal, colocando em perigo os transeuntes, a circulação automóvel e o acesso à Estação Ferroviária.

A empreitada de reabilitação teve como objetivo preservar o que ainda restava da fábrica, principalmente os seus fornos e chaminés centenárias, para poderem continuar a ser admirados pelo público em geral, permitindo a sua valorização.

O edifício da antiga Cerâmica Rocha, totalmente construído em tijolo maciço de barro vermelho, terá sido construído em 1902, funcionando até ao início da década de 90 do século passado, como fábrica de cerâmica e grés.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, Serviços & Donativos