Oficina MakerLab nasce na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha

1322
Oficinas atuais da Escola Secundária de Albergaria-A-Velha.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Município de Albergaria-a-Velha realizou, no dia 14 de fevereiro, a abertura do concurso público para a Requalificação da Escola Secundária – Oficina MakerLab. O preço base da empreitada é de 658 000 euros, mais IVA, e estipula um prazo de execução de 210 dias.

O atual espaço de oficinas encontra-se bastante degradado, com temperaturas extremadas de calor e frio e materiais obsoletos, impedindo uma boa prática letiva. Em colaboração com o Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Autarquia Albergariense decidiu avançar com uma intervenção de recuperação do edificado que contribua para uma nova visão de formação educativa, que envolva a escola e a comunidade civil, assente em espaços polivalentes inovadores, modernos e apelativos, que sirvam de modo contextualizado toda a população em que se insere, oferecendo condições de conforto e de apetrechamento técnico atualizado.

Inspirando-se nas ideias dos “Ambientes Educativos Inovadores”, “Espaços Maker”, “Fablab” e “Espaços Oficina”, pretende-se criar um verdadeiro centro tecnológico de formação técnico-profissional que, em primeira linha, possa servir para atenuar ou suprir completamente as necessidades que as empresas têm vindo a sofrer de falta de mão-de-obra qualificada.

A proposta de intervenção inclui a reformulação total do espaço, com a demolição de paredes e a remoção de material de revestimento, proporcionando uma melhoria significativa dos isolamentos, sejam acústicos, hidráulicos ou térmicos, que valorizam as condições energéticas de todo o edifício. Substituem-se argamassas, materiais de revestimento, caixilharias e aplica-se capoto no exterior da construção. Em termos de gestão do espaço interior, a nova oficina MakerLab vai incluir duas salas polivalentes, zona de multimédia, Espaço Maker, o núcleo oficinal de metalomecânica, duas zonas de trabalho (madeiras e artes plásticas) e um gabinete de reuniões.

O Município de Albergaria-a-Velha tem vindo a desenvolver esforços no sentido de ver todo o parque escolar e educativo nas melhores condições de funcionamento, de modo a corresponder às atuais necessidades da população do Concelho, aos requisitos técnico-pedagógicos do processo de ensino/aprendizagem mais modernos e inovadores, às tendências de desenvolvimento social da comunidade e às exigências cada vez mais rigorosas do tecido empresarial e industrial do município.

Município de Albergaria-A-Velha

Publicidade, Serviços & Donativos