Estarreja: Agrupamento de Escolas de Estarreja assume programa combate ao abandono escolar

1503
Paços de Concelho, Estarreja.
Comercio 780

O município de Estarreja aprovou um protocolo colaboração com o Agrupamento de Escolas de Estarreja no âmbito da promoção do sucesso escolar.

O acordo permitirá dar continuidade ao projeto local dos “Empresários pela Inclusão Social” que é dinamizado pela Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social nos 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.

A autarquia decidiu apoiar o Agrupamento de Escolas de Estarreja com um subsídio de 26.400 euros para gerir o programa de combate ao insucesso escolar.

A EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, fundada por empresários e gestores, tem dinamizado em Estarreja, desde 2012, o seu programa de Bolsas Sociais EPIS atribuídas por empresas aderentes a alunos com carências, dando condições para a frequência escolar.

O Agrupamento de Escolas de Estarreja, no entendimento da Câmara, tem “especiais competências no domínio técnico pedagógico para desenvolver tal projeto” que prevê outras ações, desde estágios a voluntariado.

A educação é assumida pela edilidade como um “fator estratégico de desenvolvimento”, justificando-se “uma estreita parceria” com os estabelecimentos de ensino locais, os “primeiros responsáveis pela educação formal das gerações mais novas”.

A colaboração passa por apoiar “projetos que contribuam para a igualdade de oportunidades para o acesso à cultura e educação, concretizando o combate ao abandono escolar e a promoção do sucesso escolar”.

O Plano Estratégico Educativo Municipal de Estarreja (PEEM) prevê “novas propostas estratégicas de desenvolvimento educativo e formativo” para promover “uma maior flexibilidade das ofertas existentes e consequente articulação entre as mesmas bem como a promoção de boas práticas educativas, a melhoria dos resultados e qualidade do serviço prestado à comunidade”.

Publicidade, Serviços & Donativos