Oficial: ‘Ria Viva’ continuará a ‘empreitada’ iniciada pelo Programa Polis

428
Imagem Polis Ria.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Polis Litoral Ria de Aveiro (PLRA), sociedade pública participada pelos municípios da Região que executou o Programa Polis Litoral Ria de Aveiro, atualmente em liquidação, vai ter continuidade, confirmou hoje um comunicado da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) assinado pelo seu presidente, Joaquim Batista.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O conselho intermunicipal da CIRA informa que teve conhecimento, na sua reunião realizada no dia de ontem, da “aprovação formal da nova vida da PLRA” no decorrer da Assembleia Geral, “congratulando-se vivamente com esta importante conquista para a Região de Aveiro e para Portugal.”

A nova empresa, que será designada de Ria Viva e Litoral da Região de Aveiro’, surge, recorda a CIRA, “após um longo e muito difícil processo negocial, iniciado com o Governo anterior e terminado com o atual Governo”.

“Ganhámos o direito de continuar a investir na qualificação e valorização da Ria de Aveiro”, refere o presidente da CIRA na declaração.

90 milhões de euros de investimento

Além da Ria de Aveiro, a nova empresa vai continuar a integrar a Pateira de Fermentelos e a Zona Costeira Atlântica, passando a abranger, também, os rios principais da Região de Aveiro (Vouga, Águeda, Cértima e Levira).

Aos 10 municípios que já integravam a PLRA, juntar-se-á o concelho de Anadia, ficando, assim, “com plena justaposição a área de intervenção” da CIRA.

O valor total do investimento a concretizar pela empresa Ria Viva “é de cerca de 90 milhões de euros, com participação no capital da empresa e nos investimentos pelo Governo e pelos municípios da CIRA, e nos investimentos pelos Fundos Comunitários e pelo Fundo Ambiental.” A operação será apresentada em sessão pública no início do ano 2025.

A CIRA finaliza a manifestar “reconhecimento e agradecimento público aos gestores e negociadores deste processo” que esteve a cargo de Ribau Esteves (presidente da Câmara de Aveiro) e Pimenta Machado (presidente da PLRA e presidente interino da Agência Portuguesa do Ambiente), “assim como ao Governo de Portugal, ao ministro das Finanças Joaquim Miranda Sarmento e muito em especial à Ministra do Ambiente e Energia Maria da Graça Carvalho” num “projeto de valorização do território da Ria e da Região de Aveiro, onde se encontram valores ambientais, económicos e sociais da maior importância para as Pessoas, os Municípios, o País e a Europa.”

Artigos relacionados

Ministra do Ambiente: Desassoreamento da Pateira com financiamento / Polis 2 ainda por decidir

POLIS II: Proteção dos campos entre as prioridades na Murtosa

‘Polis II’ tem “apoio” do Governo para dar continuidade à valorização da Ria e “subir os rios”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3