O Vinho da Celebração

1646
Passagem de ano (imagem genérica).
Dreamweb 728×90 – Video I

Hoje no mercado há inúmeros estilos, origens e cores de espumantes disponíveis aos consumidores e existe uma enorme oferta dos mais variados tipos de produtos, com diferentes preços, com diferentes porcentagens de açúcar residual, com diferentes métodos de produção e diferentes castas usadas.

Por Dayane Casal *

Têm diversos nomes dependendo do terroir e do país de sua produção, podem ser chamados de Espumantes, Champagnes , Franciacortas, Cavas, Sparkling Wines, Proseccos , Sekt , Crèmant, etc.

Estão sempre associados a celebrações, festividades, comemorações e muita alegria. Vale sempre lembrar que esse versátil vinho pode ser consumido no dia a dia das pessoas, pois são frescos, agradáveis e muito elegantes. Podem ser servidos desde welcome drink , acompanhando uma refeição completa, à beira da piscina, nos passeios de barcos e nos encontros com os amigos e familiares.

O espumante é um vinho que passa por uma segunda fermentação e que ao longo do processo adquire além de aromas e sabores deliciosos, são embelezados com lindas perlages (bolhinhas) que causam tanta fascinação de análises aos especialistas de vinho. Uma dica para avaliar um grande espumante são suas perlages bem fininhas e persistentes em forma de cordão formando uma linda coroa na taça.

Hoje no mercado há inúmeros estilos, origens e cores de espumantes disponíveis aos consumidores e existe uma enorme oferta dos mais variados tipos de produtos, com diferentes preços, com diferentes porcentagens de açúcar residual, com diferentes métodos de produção e diferentes castas usadas. E tantos produtos assim, muitas vezes podem até deixar os consumidores em dúvida do que devem comprar, então a conversa sobre os espumantes é muito importante para tentar ao máximo agradar a quem irá degustá-lo.

Principais métodos

» Método Champanoise

Esse método é chamado também de método Clássico ou Tradicional, onde a segunda fermentação acontece dentro da garrafa por meses ou até anos dependendo do produto, o vinho fica em contato com as leveduras, os produtores têm imenso trabalho e são extremamente detalhista em todos os processos envolvidos o que gera um produto com mais sofisticação, com mais tempo de vinificação e que contribui para produção de um vinho muito mais nobre e elegante. Os grandes espumantes podem durar década e ainda estarem divinais para o consumo.

» Método Charmat

Já o método Charmat que foi inventado pelo enólogo italiano Frederico Martinotti, mas patenteado pelo pelo francês Eugène Charmat em 1907 é caracterizado pela segunda fermentação acontecer em enormes tanques de aço inox , em cubas fechadas ( Autoclaves ) são produzidos em maiores volumes, em larga escala e seus preços costumam ser infinitamente mais baratos devido o custo de produção ser muito menor.

Sobre o teor de açucar

Quanto ao teor de açúcar os espumantes no Brasil podem ser classificados como:

Nature – 3g de açúcar por litro
Extra-Brut – 3,1g à 8g de açúcar por litro
Brut – 8,1g à 15g de açúcar por litro
Seco – 15,1g à 20g de açúcar por litro
Semi-doce – 20g à 60g de açúcar por litro
Doce – superior a 60g de açúcar por litro

Dicas de serviços

Após decidir qual o estilo de espumante você irá servir, se atente a temperatura ideal, que deve ser entre (6° à 8°C). Quanto a forma de abrir nunca sacuda a garrafa para não desperdiçar nenhuma gota dessa delícia, retire a cápsula que geralmente é metálica e após afrouxe a gaiola, em seguida pressione o seu dedo polegar sobre a rolha e gire a garrafa, tente não fazer barulho ou obter o som bem discreto, é assim que os profissionais abrem os espumantes. Após abrir a garrafa sirva em taças estilo flute com 2/3 de vinho, avalie a perlage se é com bolhas finas e persistentes, isso é sinal de um bom produto. Não pegue no bojo da taça e sim na haste ou base, para não passar a temperatura da sua mão para o produto, fazendo com que ele esquente e comprometa a sua avaliação.

Sugestões de harmonização

Apesar dos espumantes serem vinhos totalmente descomplicados, extremamente versáteis e com imensas possibilidades, deixo aqui uma sugestão de harmonização para o seu réveillon.

Aperitivos Diversos

Quinta do Ortigão Charming – Quinta do Ortigão Baga-Bairrada

Prato Principal

Quinta dos Abibes Arinto e Baga – Quinta do Ortigão Cuvée – Quinta do Ortigão Reserva –
Franciacorta Lo Sparviere Cuvée n.7

Sobremesas

Espumante Vistamontes Moscatel Rosé – Espumante Nektar Doce – Quinta do Ortigão Meio-Seco

Na atualidade é muito comum praticamente em todas as festas do Réveillon, celebrar a passagem de ano abrindo garrafas de espumantes no momento da virada para elevar brindes com a família e amigos. Essa ação tem como simbolismo, o desejo de um Ano Novo cheio de prosperidade, de esperança e otimismo de um ano novo muito melhor. Agora é só elevar suas taças bem ao alto e em grande estilo com grandes ESPUMANTES, claro que ao lado das pessoas que você ama, brindando à vida e aos novos planos para esse novo ano. É o que desejo a você leitor um Ano Novo de 2021 cheio de esperanças de dias melhores e sobretudo cheio de saúde!
Que tenha muitos motivos para brindar sempre neste novo ano de 2021 !!!

Dayane Casal (www.dayanecasal.com).

* Artigo publicado originalmente no blog ‘Mundo dos Vinhos’.

 

 

 

 

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780