O sonho comanda a vida do Beira-Mar

3103
Beira-Mar - Marítimo (foto Fernando Vinagre).
Comercio 780

O Beira-Mar, equipa do Campeonato de Portugal, afastou, este domingo, o Marítimo, da Primeira Liga, na terceira eliminatória da Taça de Portugal ao vencer nas grandes penalidades (5-4), depois do marcador assinalar um empate 2-2 no final do prolongamento.

O guarda-redes brasileiro Miotti, colocado em campo com o tempo extra quase a esgotar-se, provou a sua especial aptidão para os castigos máximos, ao defender o remate de Edgar Costa, após quatro tentativas convertidas.

Marcelinho acusou a responsabilidade e atirou para fora, deixando os aurinegros em posição para decidir o jogo, depois de recuperarem da entrada em falso na série, quando Fábio permitiu a defesa de Amir.

O caboverdiano Yannick não tremeu, provocando a explosão de alegria entre os adeptos locais, a esmagadora maioria das 5 mil pessoas presentes no Estádio Municipal de Aveiro para assistir a um duelo muitas vezes repetido quando o Beira-Mar estava no principal escalão do futebol português.

Aveirenses com entrada em bom plano

O Beira-Mar, atual segundo classificado da Série C, entrou muito bem no jogo e, apesar do relativo equilíbrio, conseguiu chamar a si as primeiras oportunidades para marcar.

Rodolfo, na sequência de uma combinação com Aparício, ganhou um canto que pôs em sentido os visitantes aos 8m.

O guarda-redes Carvalheira só foi chamado a intervir mais a sério aos 14m, para defender, à segunda, um remate rasteiro.

Na resposta, os locais colocaram-se em vantagem na sequência de um cruzamento da esquerda para área onde apareceu, vindo do lado contrário,João Nogueira, que voou para cabecear sem hipótese de defesa.

À meia hora, Aparício surgiu em excelente posição na pequena área a passe de Diego Raposo mas rematou ao lado, apertado pelo guarda-redes e um defesa.

Assistia-se a uma fase mais intensa com o Marítimo em busca da igualdade, o que não sucedeu aos 39m por má fortuna de Getterson que, sozinho na pequena área, finalizou em jeito acertando na trave.

Mesmo antes do apito para intervalo, o japonês Maeda, apareceu desmarcado pela direita e rematou para o poste mais distante, falhando por pouco a baliza.

Maior pressão maritimista aliviada com balde de água fria

Os aveirenses não se desconcentraram, voltando a criar perigo através de Boateng (remate) e Edgar Almeida (cabeceamento).

O Marítimo reagiu como lhe competia, optando por futebol direto. E acabaria por chegar à igualdade aos 68m num cabeceamento de Maeda, após cruzamento da esquerda.

Carvalheira adiou com uma grande defesa o segundo maritimista, que esteve muito perto de acontecer num cabeceamento de Pinho.

Os forasteiros colocaram-se mesmo em vantagem aos 82m, para não variar, em mais um lance de cabeça. O central Zainadine correu para a linha de fundo e finalizou, junto ao poste, um livre apontado do meio campo.

Só que a esgotar o tempo de compensação, o avançado Isaac Cissé, que pouco antes tinha perdido um bom lance para alvejar a baliza do Marítimo, repôs a igualdade a desviar de cabeça um cruzamento na área de Edgar Almeida, levando o jogo para prolongamento com grande festa entre os adeptos locais.

O intervalo do tempo extra atingiu-se sem notas de registo. Nos últimos 15 minutos, o Marítimo ainda teve ‘bateria’ para alguns ataques, mas não evitaria as grandes penalidades que viriam a ditar o seu afastamento perante um adversário de escalão inferior, mas que fez jus ao estatuto de detentor do troféu, conquistado na célebre campanha de 1999.

Ficha

Beira-Mar:

Carvalheira (Miotti, 117); João Nogueira (Adson, 69m), Isaac (Boateng, 53m), Edgar Almeida, Rodolfo Simões; Rui Sampaio, Fábio, Yanick Semedo, Pedro Aparício; Diego Raposo (Issac Cissé, 64), Cícero.

Suplentes: Miotti, João Pellegrini, Isaac Cissé, Caminata, Frank, Adson, Boateng.

Treinador: Ricardo Sousa.

Marítimo:

Amir; Nanu, Zainadine, Grolli (Vukovic, 105m) Ruben; René, Bambock (Nequecaur, 60m), Edgar; Correa (Marcelinho, 85m) Meaeda (Pinho, 68m) , Getterson.

Suplentes: Charles, Marcelino, Bebeto, Nequecaur, Pelágio, Pinho, Vukovic.

Treinador: Nuno Manta Santos

Árbitro: João Pinheiro com Bruno Jesus e Nuno Pires (4ºárbitro: Renato Gonçalves)

Cartões amarelos para Nanu (32m), Grolli (43m), Getterson (51m), Yanick Semedo (51m), Carvalheira (55m), Cissé (69m), Egar Costa (83m), Rodolfo (45+2), Aparício (110m).

Jogos e resultados da Taça de Portugal

Artigo relacionado

“Um super Beira-Mar organizado, competitivo, com sentido de compromisso estonteante” – Ricardo Sousa (treinador)

 

Publicidade, Serviços & Donativos