“O Repórter da História” na Radiolândia

1470

A Radiolândia – Museu do Rádio, sedeada em Bustos, promove entre 19 e 22 de novembro a iniciativa “O Repórter da História”, dedicado à população sénior.

Esta atividade gratuita, com sessões às 10h30 e 14h30, vai recordar a famosa rúbrica de efemérides da Rádio Renascença com o mesmo nome, a que dava voz o ator Ruy de Carvalho, que viajava no tempo para fazer reportagens “em direto” de momentos históricos.

Na Radiolândia, os seniores vão poder reviver períodos notáveis da História mundial, contados e ouvidos através da rádio.

A participação é gratuita e as inscrições, e mais informações, são feitas junto da Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através do contacto de e-mail [email protected] ou telefone 234 732 138.

A Radiolândia – Museu do Rádio, que integra a Rede de Museus de Oliveira do Bairro. Venceu recentemente o prémio Globo Mundial, na categoria Cultura, atribuído pela rádio Mundial FM. Em 2018, este equipamento museológico do Município de Oliveira do Bairro foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia, tendo recebido uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”.

Já este ano, a Rede de Museus de Oliveira do Bairro foi distinguida com o Prémio “Inovação e Criatividade”, da mesma associação, pelo projeto Pianoscópio, que se encontra instalado no Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado no Troviscal.

Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

Publicidade, Serviços & Donativos