O que são as Assembleias de Cidadãos

818
Imagem artilhada pelo Futuro Democrático.
Dreamweb 728×90 – Video I

Estas sessões de esclarecimento são importantes porque é no encontro que se criam laços, se estabelecem relações.

Por Nuno Chainho Amiar *

Certo é que vivemos tempos conturbados; de quarentenas obrigatórias à guerra na Europa, tudo nos leva a crer que se nada for feito estaremos em risco de as tragédias se repetirem e se multiplicarem. Foi no sentir desta urgência que nasceu o Futuro Democrático. Não afirmamos ter todas as respostas nem soluções milagrosas, mas antes sim que o futuro só se constrói com a contribuição de todos, cada um consoante suas capacidades, e não sobe as ordens de uma elite iluminada.

O Futuro Democrático estará na Casa da Sustentabilidade, em Aveiro, no dia 6 de Maio, para apresentar e discutir abertamente e sem compromisso o que são as Assembleias de Cidadãos.

Uma assembleia de cidadãos é uma forma nova de fazer política que envolve cidadãos comuns diretamente na elaboração de políticas públicas. Um painel de cidadãos, espelhando toda a diversidade da sociedade portuguesa, reúne-se ao longo de múltiplos dias para, trabalhando em grupo, desenvolver um conjunto de recomendações sobre um tema político desafiante. A assembleia de cidadãos segue um processo estruturado e dividido em várias fases.

Ao longo de todo o processo, os cidadãos contam com o apoio de facilitadores que asseguram um ambiente de trabalho construtivo e onde todas as vozes são escutadas. Primeiro, os participantes aprendem sobre o tema que irão trabalhar. Começam por estudar materiais informativos e, em seguida, escutam e questionam especialistas, políticos, movimentos sociais, membros da sociedade civil e outras vozes que tenham contributos relevantes. Segundo, consultam o público em geral — com recurso tanto a sessões públicas como o uso de plataformas digitais — sobre as suas perspetivas a respeito do tema.

Terceiro, a assembleia de cidadãos delibera, ponderando toda a informação e testemunhos recolhidos, e desenvolve um conjunto de recomendações que apresentará ao público, às instituições e aos media.

Estas sessões de esclarecimento são importantes porque é no encontro que se criam laços, se estabelecem relações. Acreditamos que a vossa presença é fundamental pois na base das Assembleias de Cidadãos está precisamente a participação organizada na esfera política de pessoas comuns. É também uma oportunidade para conhecer melhor o Futuro Democrático, os seus trabalhos e como se pode ajudar para que o projeto cresça e chegue a bom porto.

*  Partido Futuro Democrático – www.futurodemocratico.pt