“O Presidente” iniciou mandato na Ria de Aveiro

1229
Foto de Januário Cunha.
Smartfire 728×90 – 1

O ‘bota abaixo’ do novo barco moliceiro, batizado “O Presidente”, animou esta tarde o cais do Bico, na Murtosa, gerando grande curiosidde.

Um investimento de 30 mil euros da empresa turística Terra d’Água que conta com a embarcação para encantar os visitantes interessados em navegar em pleno ‘coração’ da Ria de Aveiro.

Um dos painéis da proa, da autoria do pintor José Oliveira, tem o desenho de Marcelo Rebelo de Sousa a beijar o mapa de Portugal na zona da Aveiro, com a legenda “O Presidente dos afectos” em jeito de homenagem. “Merece ter um barco com o nome dele”, explicou Ricardo Cardoso, um dos proprietários.

“Uma lufada de ar fresco para o panorama actual de perda de património, um contributo mais para esta frota de barcos tradicionais”, sublinhou Etelvina Almeida, autor do estudo “Embarcações Tradicionais da Ria de Aveiro – análise formal, o desenho e o processo construtivo”.

“Com dia de sol, águas límpidas, muita gente, alegria, palmas, satisfação e banda de música. Todos os ingredientes para os moliceiros não acabarem…. Mas… e os ses?… a falta de moliço, de junco, o assoreamento da ria, falta de apoios aos proprietários, etc. Vamos vivendo o momento e contando-os pelos dedos de uma mão…duas?”, escreveu, por sua vez, a também estudiosa de barcos moliceiros e autora Ana Maria Lopes, antiga diretora do Museu Marítimo de Ílhavo.

Januário Cunha, vice presidente da Câmara local, enalteceu a “bela e grande festa no Cais do Bico” com um “momento singelo mas de grande afirmação da Murtosa, da Ria e das embarcações tradicionais”.

Artigo relacionado

Murtosa dá mais um moliceiro à Ria

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780