“O meu primeiro kit de xadrez”

1482
Município de Oliveira do Bairro distribui kits de xadrez.

O Município de Oliveira do Bairro distribuiu a 460 crianças do 3.º e 4.º ano “O meu primeiro kit de xadrez”, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que são responsabilidade da autarquia.

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação, explicou que o kit foi entregue “a todos os alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro inscritos na atividade de enriquecimento curricular (AEC) de Xadrez, com o objetivo de desenvolver competências como a capacidade do cálculo, de concentração, responsabilidade e tomada de decisões”.

Para a vereadora, o facto de os alunos levarem o kit para casa tem também como objetivo “promover o gosto por atividades e práticas que fomentem a inter-relação familiar, criando espaço para a construção de tempo de qualidade entre pais e filhos”. Para Lília Ana Águas, “a ideia é que sejam as crianças a ensinar os pais a jogar online xadrez, no caso destes não saberem, aliando a componente emocional e familiar à didática e pedagógica”.

A atividade Xadrez vai decorrer durante todo o ano letivo no âmbito das AEC, terminando com um torneio que será o culminar de uma aprendizagem regular e sistemática durante os dois semestres letivos, tendo por base a experiência adquirida nas aulas. O evento vai permitir aos alunos jogarem contra colegas de outras escolas, tendo por base uma vertente competitiva e, ao mesmo tempo, de convívio.

O xadrez foi introduzido pela primeira vez nas AEC da responsabilidade do Município de Oliveira do Bairro no ano letivo de 2018/2019, durante um período escolar. Os resultados obtidos e a satisfação das crianças e encarregados de educação fizerem a autarquia estender a atividade para todo o ano letivo 2019/2020.

Para além do xadrez, o Município de Oliveira do Bairro disponibiliza ainda robótica, atividade física e desportiva, gestão de emoções e mindfulness, jogos tradicionais e cidadania, no âmbito das atividades de enriquecimento curricular.

Município de Oliveira do Bairro

Publicidade, Serviços & Donativos