O início do novo ano letivo em Aveiro

1170
Futura Escola Básica do 1.º Ciclo de Eixo, Aveiro.

O mês de Setembro marca o fim do período de férias e o regresso ao trabalho, com o início do novo ano letivo que sempre marca de forma muito especial a vida da comunidade.

A Todos os que vão iniciar o novo Ano Letivo 2022/2023, desejamos sucesso e felicidade, na certeza que estaremos juntos a trabalhar para que tudo corra bem e para que sejam alcançados os bons objetivos definidos.

No final deste mês de setembro iremos realizar a iniciativa “Ser + Educação” para evidenciarmos as múltiplas atividades que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem em desenvolvimento na área da Educação, fazendo também a apresentação pública do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro, PAEMA 2022/2023, o qual integra todas as ações e projetos materiais e imateriais que temos em curso e que vamos concretizar neste novo ano letivo.

A CMA iniciou o exercício das novas competências na área da Educação no dia 1 de setembro de 2020, há dois anos, constituindo uma importante aposta no fortalecimento da capacidade de gestão da Comunidade Educativa do Município de Aveiro, da qual fazemos um balanço positivo, reiterando o compromisso de continuarmos a qualificar e a aprofundar essa aposta neste terceiro ano da sua vigência, num trabalho de equipa com os nossos Parceiros.

Continuamos a trabalhar com muita intensidade na qualificação do parque escolar, com 14 operações de maior dimensão em desenvolvimento em diferentes fases, nas Escolas de 1º Ciclo e Jardins de Infância, num investimento total de cerca de 30 milhões de euros, assumido pelo orçamento da receita normal da Câmara Municipal de Aveiro e com operações em curso de conquista de financiamento por Fundos Comunitários do Portugal 2020 e do Portugal 2030.

Com obras a terminar para plena utilização no início deste novo ano letivo, temos a nova Escola com Jardim de Infância da Quintã do Loureiro, Cacia.

Em pleno desenvolvimento temos as obras de ampliação e qualificação das Escolas e Jardins de Infância da Póvoa do Paço, Azurva, Bonsucesso e Solposto, e a nova Escola com Jardim de Infância de Nossa Senhora de Fátima.

As obras a iniciar nas próximas semanas, são a qualificação e ampliação das Escolas e Jardins de Infância das Barrocas, assim como a nova Escola de Eixo.

Para voltar a lançar concurso público, depois de concursos sem candidatos, temos a qualificação e ampliação da Escola com Jardim de Infância dos Areais (Santa Joana) e a qualificação da Escola de Santiago.

Em fase de desenvolvimento de projeto temos a nova Escola com Jardim de Infância de Esgueira (para substituir a das Cardadeiras), e, em fase inicial, a ampliação e qualificação das Escolas com Jardim de Infância de Sarrazola, das Leirinhas (Aradas) e da Alumieira (Esgueira).

No que respeita a obras de relevante dimensão em Escolas de 2º e 3º Ciclo e Secundárias (da responsabilidade base do Ministério da Educação), estamos a iniciar o trabalho de preparação do desenvolvimento dos três projetos de Aveiro que integram o Acordo Governo / ANMP, que são as principais prioridades de investimento da CMA, como corolário do acordo alcançado entre a CMA e o Governo (Ministério da Educação e Ministério da Coesão Territorial): o Conservatório de Música de Aveiro (reabilitação), a Escola Básica de 2º e 3º Ciclo de São Bernardo (reabilitação) e a Escola Secundária Homem Cristo (novo edifício).

* Presidente da Câmara de Estarreja. Mensagem mensal divulgada no site do município de Aveiro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma
online para incluir publicidade online
.