O impacto da pandemia no futuro do e-commerce

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Neste momento, a única fonte de rendimento de várias empresas, nacionais e internacionais, são, de facto, as vendas online, e todos aqueles que não se encontram presentes neste universo digital poderão mesmo ficar para trás.

Por Brandtellers *

A população portuguesa revela-se mais ativa do que nunca no digital, com o comércio electrónico a acelerar devido à pandemia de COVID-19, tornando-se numa ferramenta útil para alavancar o crescimento e a internacionalização das empresas nacionais.

Esse crescimento anda de braço dado com o investimento, e tendo em conta a reação expansiva do comércio online face à pandemia, as empresas terão de apertar esse braço para que possam aproveitar da melhor maneira as novas oportunidades que surgirão. O WARC Data prevê que as empresas irão investir perto de 51 mil milhões de euros em publicidade no e-Commerce, só este ano!

…as estatísticas não mentem!

Segundo o relatório “Global Advertising Trends”, o investimento publicitário em plataformas como a Amazon, o Carrefour – um retalhista omnicanal, e a rede social TikTok, irá crescer 18,3%, a nível mundial.

O WARC Data acredita e considera que os gastos despendidos em publicidade associada ao comércio online são uma reflexão do aumento das compras online, em vários países: estima-se que os consumidores irão gastar quase 160 mil milhões de euros no online, só este ano, como consequência direta da pandemia.

No que diz respeito às compras online, o valor do comércio B2C + B2B em 2019, apenas em Portugal, arredondou os 96 mil milhões de euros. Este ano, as estimativas apontam para uma nova ascensão desses valores, elevando a fasquia para uns assoberbantes 110,6 mil milhões de euros!

O mesmo estudo indica que as pessoas estão a apostar mais em lojas online portuguesas e menos em sites estrangeiros, facto que se relaciona com o aumento da oferta a nível nacional.

… momentos de oportunidade!

As empresas estão cada vez mais a apostar no valor acrescentado do ecommerce, e devem criar campanhas aliciantes que apelem aos seus públicos, devendo igualmente implementar uma estratégia integrada de marketing digital, com recurso à utilização de dados para gerar e reter conhecimento sobre a sua base de clientes online, tanto dos potenciais como dos atuais. Assim será possível criarem campanhas totalmente direcionadas para os mesmos, com as melhores ofertas!

O e-Commerce tornou-se numa certeza, a todos os níveis empresariais e de quem consome. Neste momento, a única fonte de rendimento de várias empresas, nacionais e internacionais, são, de facto, as vendas online, e todos aqueles que não se encontram presentes neste universo digital poderão mesmo ficar para trás. O ser humano, normalmente, observa e analisa os momentos de crise como momentos de perda, no entanto, também nestes períodos se geram oportunidades de crescimento e transformação. É uma nova realidade para todos, mas é uma realidade que traz consigo muitas vantagens e benefícios para as empresas no digital.

Ao envolver-se neste universo, está a criar uma panóplia de oportunidades que agirão como catapulta para os objetivos da sua empresa!

A Brandtellers é uma agência Google Partner especialista em marketing digital, para saber o que podemos fazer por si e pela sua marca, entre em contacto connosco!

* Top eCommerce Development Companies Of 2020 according to DesignRush.

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