O Guia Essencial do Sono: Desvendar os segredos de uma noite tranquila

321
Quarto de dormir.
Comercio 780

Os adultos precisam de 7 horas ou mais de sono de qualidade por noite, mas mais de um terço não o consegue. Então, como é que se pode dormir mais?

Todos sabemos que uma noite de sono terrível nos afecta no dia seguinte. Tem um impacto significativo no nosso bem-estar mental, físico e social. E numa estrutura que é mantida a girar pelos trabalhadores de todo o mundo, o sono insuficiente afecta também a forma como trabalhamos nos nossos empregos, com um impacto económico estimado em 411 mil milhões de dólares por ano só nos EUA.  Ter uma noite de sono melhor beneficia o indivíduo e a comunidade como um todo. Então, como podemos otimizar as nossas rotinas de deitar para uma experiência mais repousante? Vamos analisar mais de perto o sono e os seus benefícios.

Neste artigo, ficará a saber:

• O que é realmente o sono;
• Benefícios do sono;
• Como ter uma noite de sono melhor;

O que é o sono?

Muitas vezes damos o sono por garantido porque é uma parte normal da vida quotidiana. Embora seja um processo normal do nosso corpo e da nossa mente para descansar, ainda não sabemos tudo o que há para saber sobre ele. Pode parecer simples à primeira vista, mas na verdade é um dos processos mais complexos do nosso corpo.

O especialista em sono da John Hopkins, Mark Wu, M.D., PhD, descreve o sono como “período durante o qual o cérebro está envolvido numa série de actividades necessárias à vida – que estão intimamente ligadas à qualidade de vida”. Por isso, se não estiver a dormir o suficiente, vai senti-lo. O sono traz-nos uma infinidade de benefícios enquanto indivíduos. Vejamos mais pormenorizadamente. Uma boa noite de sono traz grandes benefícios

É provável que se dirija ao seu médico de família se tiver dificuldade em dormir à noite. Isto porque dormir não só restaura e repara o nosso corpo, mas também o nosso cérebro.
Uma boa noite de sono ajuda-nos a processar a informação e a manter as nossas funções, preparando-nos para o dia seguinte. O sono também traz vários outros benefícios para nós, enquanto indivíduos. Vamos dar uma olhada mais de perto.

É bom para a sua saúde mental

A má qualidade e quantidade de sono têm sido associadas a um aumento dos problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. Mas é uma armadilha, porque dormir é mais complicado se já sofre dessas doenças. Uma boa noite de sono ajuda a melhorar a saúde mental.

Permite a aprendizagem

Quando adormece, o seu cérebro começa a organizar e a compreender a informação que recolheu durante o dia. Isto significa que pode recordar melhor a aprendizagem quando acorda e ver as coisas com mais clareza.

Mantém o seu sistema imunitário na ponta da língua

O sono permite a este sistema combater os germes, descansar e reparar, o que é fundamental para a recuperação quando está doente. Ao apoiar o seu sistema imunitário, o sono ajuda o seu corpo a identificar e a destruir os germes e a reconhecê-los se alguma vez voltarem.

Reduz o stress

Quer seja por causa de relacionamentos, trabalho, saúde ou preocupações financeiras, o stress faz com que o nosso corpo liberte cortisol, a hormona do stress. Uma boa noite de sono tem um efeito anti-stress, relaxando os sistemas responsáveis pela libertação desta hormona.

Mantém o seu coração e corpo saudáveis

O sono ajuda a reduzir naturalmente a tensão arterial e o ritmo cardíaco. Pode até reduzir a inflamação e ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que significa que o seu coração e o seu corpo vão agradecer-lhe por se deitar cedo.

Ter uma noite de sono melhor

É fácil perceber porque é que ter uma boa noite de sono é benéfico. Então, como é que podemos melhorar a nossa experiência de sono? Bem, em primeiro lugar, com um colchão de qualidade. Investir em colchões em Aveiro de qualidade vai ajudá-lo a ter um descanso ótimo, pois proporcionam um melhor apoio ao adaptarem-se ao nosso corpo, evitando dores nas costas e nas articulações. Pode parecer um pouco caro à primeira vista, mas lembre-se que passamos um terço da nossa vida a dormir. Um colchão de qualidade tem uma vida útil de 8 a 10 anos, pelo que o seu investimento é muito rentável. Não sabe por onde começar? Contacte os especialistas em descanso da Maxcolchon e descubra uma vasta gama de opções que se adaptam às suas necessidades de sono.

Os nossos melhores conselhos para dormir melhor

Um bom colchão é uma das faces da moeda do sono. Há outras medidas que pode tomar para garantir uma noite mais descansada.

Eis as nossas melhores sugestões:

1. Guarde os aparelhos electrónicos durante pelo menos 2 horas antes de se deitar;
2. Evite cafeína, açúcar e álcool até tarde da noite;
3. Certifique-se de que o seu quarto é escuro e mais fresco;
4. Mantenha uma rotina consistente na hora de dormir que seja pessoal e de acordo com as suas preferências;
5. Tente adormecer e acordar à mesma hora.

Investir na qualidade para uma melhor noite de descanso

O sono permite-nos acordar e enfrentar o dia com melhores capacidades físicas, mentais e sociais. Investir num colchão de qualidade da Maxcolchon ajudá-lo-á a sentir-se mais apoiado e a adormecer mais rapidamente na terra dos sonhos. Mas lembre-se de otimizar a sua estrutura de sono de acordo com as suas preferências pessoais para ter realmente uma melhor noite de sono.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.