O futuro do turismo aos olhos de quem vive dele

724
Turismo, Portugal.

O mundo do turismo é constantemente marcado por tendências que vão refletindo as vontades dos amantes de viagens. Se há poucos anos os aviões partiam sobretudo em direção aos grandes centros do mundo, hoje voam-se noutras direções. Num país que vive do turismo, o que podemos esperar de diferente?

Por Pol Clavell *

Se tudo muda, a vontade de viajar e de viver novas aventuras permanece. Na verdade, a sede de viagens tem ganhado força, especialmente desde a pandemia, mas há novidades no que toca ao tipo de turismo. O que importa é ir, é certo, mas há alguns itens que são obrigatórios na bagagem. Hoje, a sustentabilidade é prioridade dos viajantes. Segundo um relatório do Booking, 71% dos viajantes expressaram o desejo de tornar as suas viagens mais sustentáveis e daí chega-nos o “turismo verde”. Mais do que nunca, a preocupação ambiental é um fator determinante para as escolhas dos turistas, que procuram destinos onde a Natureza impere, hotéis que sejam ecológicos e experiências autênticas longe da poluição do turismo de massas. Espera-se, por isso, que o mercado global do turismo sustentável chegue aos 281 mil milhões de euros até 2026, segundo um estudo da Nova SBE Westmont Institute.

Aliado ao “turismo verde”, o futuro do setor guia-se pela procura pela tranquilidade e pelo bem-estar físico e mental. As viagens sempre serviram como um escape à confusão do trabalho e às preocupações do dia-a-dia, mas, agora, o que muitos procuram é verdadeiramente uma descoberta interior. Na verdade, segundo dados do Booking, 79% dos viajantes assumem as suas viagens como uma maneira de cuidarem do seu bem-estar mental e emocional. O destino ideal é, assim, aquele que permitir desconectar-se da internet e das tecnologias, restabelecendo as energias necessárias. Para isso, nem sempre é preciso viagens para o outro lado do mundo – às vezes, o melhor do turismo está mesmo ao virar da esquina e são as pequenas escapadinhas que permitem encontrar destinos escondidos, mas igualmente surpreendentes, onde é possível conectar com a natureza e respirar o ar puro.

Ainda assim, não só de tranquilidade se fazem umas férias e muitos encontram paz nas experiências mais radicais. Também as viagens de aventura prometem continuar a aumentar, com a adrenalina a comandar a vontade dos viajantes. Conhecer novos locais e atividades que desafiem o corpo e a mente parece estar no topo das vontades dos turistas mais corajosos, que procuram, acima de tudo, viver ao máximo.

Independentemente do tipo de viagem, há uma certeza que acompanha toda e qualquer vontade e que se assume como a primeira das tendências: o de viajar sem burocracias, sem preocupações e sem necessidade de organizações. São as viagens surpresa a grande tendência no que toca ao turismo, onde toda e qualquer experiência fica à mercê da sorte. Por isso, o futuro do turismo passa mesmo por aproveitar momentos únicos. De facto, segundo um estudo do Mastercard Economic Institute, em Portugal, a procura por experiências aumentou 151,6% em relação a 2019, o que revela que mais do nunca que o que importa não é planear todos os pormenores, mas sim deixar-se ser surpreendido por tudo o que uma viagem pode oferecer. Num país de turismo, espera-nos uma verdadeira viagem ao futuro – esse que é um destino incerto, mas que só depende de cada um para ser feliz. A verdade é que há tendências que já se avizinham e novidades que enchem a montra deste que é um país à beira-mar plantado, mas para quem o turista tem sempre lugar.

* CEO e co-fundador da Flappin. Artigo publicado originalmente no site Publituris.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.