“O futuro começou agora” – Afonso Miranda, presidente do Beira-Mar

1803
Inauguração do complexo de campos de treinos do EMA, Aveiro (Foto de José Henrique).
Comercio 780

A inauguração do complexo de campos de treino do Estádio Municipal de Aveiro (EMA), este sábado tarde, foi precedida de um minuto de silêncio pelo falecimento do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que ficou ligado à história do Beira-Mar, uma vez que foi das suas mãos que a equipa vencedora da histórica final do Jamor de 1999 recebeu a Taça de Portugal.

O ‘corte de fita’ serviu, também, para a assinatura do protocolo de cedência das instalações municipais, que passam a ficar ao cuidado do clube aurinegro, concretizando um acordo celebrado em 2016 com a edilidade, que permitiu normalizar compromissos antigos entre ambos.

“É um dia histórico, é um grande orgulho inaugurar esta infraestrutura de grande nível, que nos vai permitir trabalhar e ter futuro, o futuro começou agora após um trabalho que foi longo”, declarou o presidente do Beira-Mar depois de uma primeira parte inaugural que levou as equipas dos escalões de formação a apresentarem-se em campo.

O Beira-Mar movimenta cerca de 370 atletas, meia centena de treinadores e um staff de apoio de 20 pessoas que vão ter as suas atividades concentradas, maioritariamente, no complexo.

Afonso Miranda assumiu que o clube tem uma “responsabilidade em dose dupla” ao receber o complexo: desde logo, respeitar “os aveirenses que contribuiram para esta obra, pagaram este complexo que estava prometido há muitos anos”, cabendo ao Beira-Mar corresponder a cada cêntimo investimento aqui”, ao “formar homens e atletas e saber manter estas grandes condições”; e, depois, não esquecer as direções antecessoras que permitiram concretizar um ‘sonho’ com 20 anos, bem como o apoio de sócios e patrocinadores que “em anos muito difíceis” ajudaram o clube, especialmente quando esteve ‘ameaçado de morte’ por força da insolvência.

O presidente espera que o complexo ajude a atrair mais sócios, considerando ainda “claramente pouco” que dos 4 mil inscritos exista um universo de ‘pagantes’ de 1500. “Tragam mais, temos de ser mais”, apelou, renovando o empenho na formação, mas também em voltar a ter equipas principais competitivas e com sucesso desportivo.

Afonso Miranda elogiou a colaboração do presidente da Câmara que “teve palavra e cumpriu uma série de incumprimentos, percebendo que o Beira-Mar e Aveiro se confundem”, seguindo-se a criação da sede na cidade. O dirigente deixou ficar também um agradecimento aos clubes do concelho que facultaram os seus recintos nos últimos anos.

Inauguração do complexo de treinos do EMA, Aveiro.

“Fizemos o que é política municipal, de cooperar com as associações” – Ribau Esteves

Ribau Esteves lembrou que “foi uma empreitada pesada” arranjar soluções para normalizar a relação da Câmara com o Beira-Mar, desde logo ao ‘socorrer’ o clube, fazendo alterar o sentido de voto de credores, ex dirigentes, contrários ao plano de recuperação que viria a ser aprovado.

Sobre o complexo agora inaugurado, e que ainda será baptizado, o presidente recuperou questões levantadas nos orgãos autárquicos em relação ao investimento. “Todas as boas causas têm adversários e quantas vezes da nossa oposição ouviram todos serem contra a decisão que tomámos de honrar os compromissos com o Beira-Mar, de serem contra estes 3 milhões de euros, a maior obra do mandato e uma das maiores dos oito anos desta presidência”. “Não fizemos nada de mais ao Beira-Mar, fizemos o que é política municipal, de cooperar com as associações”, disse Ribau Esteves, recordando também os apoios que permitiram finalizar o complexo da Associação Desportiva Taboeira (2,4 milhões) e de outros clubes, dotando-se de campos sintéticos.

A Câmara conta lançar a concurso até ao final do ano do pavilhão municipal, também a localizar na zona do estádio, onde pretende, igualmente, erguer uma piscina municipal.

Discurso direto

“A vida é como um jogo de futebol, tem de ter a equipa da casa, que tudo faz para vencer, luta até ao último minuto, veste a camisola. Tem também de ter uma equipa adversária, todos aqueles que não acreditam, que tudo fizeram para não estarmos aqui hoje, e a eles também agradecemos todo o empenho, porque deu mais energia, mais garra para concretizar este sonho (…). “Num jogo, apenas podemos descansar quando o árbitro apita, sendo importante lutar a cada minuto, a cada dia para conseguirmos vencer a partida. Num jogo, há faltas, há lesões, há rasteiras, há cansaço causado pelas adversidades, mais o foco é sempre vencer. Este jogo que vos falo traduz o que vivemos aqui desde 2004 e mais recentemente desde 2016, ano da assinatura do protocolo entre a Câmara e o Beira-Mar. Foi possível concretizar nestes últimos oito anos dois sonhos ao nível da formação dos nossos jovens: o primeiro, também esquecido durante muito tempo foi a conclusão da obra da Associação Desportiva de Taboeira, o segundo, que inauguramos hoje, terminando com um calvário de andar de casa às costas, dotando o Beira-Mar com uma casa sua para a formação. Para que o sonho se torne uma realidade, é preciso acreditar, é preciso agradecer e ter confiança no futuro” – Rogério Carlos, adjunto do presidente da Câmara na intervenção de boas vindas que precedeu a bênção das instalações pelo pároco de Esgueira.

Mais informações sobre o complexo de campos de treino.

Artigo relacionado

Aveiro: PS defende academia do EMA para todos e política desportiva “consistente”