Número 5 da revista ‘Albergue’

297
Revista 'Albergue'.
Dreamweb 728×90 – Video I

A autarquia albergariense vai apresentar o quinto volume da Revista ‘Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha’ no dia 10 de novembro, pelas 17:00, na Biblioteca Municipal.

“Damos mais um pequeno passo na prossecução da missão a que nos propusemos, a de criar uma edição que servisse de veículo de inventariação, preservação, valorização e divulgação da História e do Património do Concelho de Albergaria-a-Velha”, salienta Delfim Bismarck, vice-presidente da Câmara Municipal e diretor da publicação anual.

O número 5 da Revista Albergue contém 14 artigos e uma secção de notas soltas, de autores e investigadores das mais diversas formações académicas, alguns sem qualquer ligação ao Concelho. Neste volume, os leitores podem encontrar biografias, genealogia, História Militar e Religiosa, artigos sobre Património Edificado e Natural, abarcando um longo período que vai da Época Medieval, passando pelo Liberalismo, até à Época Moderna e Contemporânea.

No mês em que se assinala o centenário da assinatura do armistício de 1918, destaca-se o artigo “Prisioneiros de Guerra de Albergaria-a-Velha na Primeira Grande Guerra na Frente Ocidental 1917 – 1918”, de Maria Clara de Paiva Vide Marques e António Cruz Leandro.

O “Carnaval de Albergaria-a-Velha”, a “Capela de Nossa Senhora do Socorro” e uma biografia de D. Teresa de Leão e Castela são outros temas em destaque no número 5.

Delfim Bismarck refere que “todos estes motivos são mais do que suficientes para agradar aos leitores e contribuir para que todos aqueles que se interessam pela História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha aprofundem os seus conhecimentos, alimentem a sua curiosidade e se tornem mais atentos, defensores e fruidores daquele que foi o legado de
quem nos antecedeu.”