Novo ano letivo em Aveiro com novas escolas e renovado “empenho” junto dos parceiros educativos

688
Parque escolar de Eixo e Eirol (foto partilhada pela CM de Aveiro).
Comercio 780

Numa altura em que já se ultimam os preparativos do arranque do novo ano letivo, o presidente da Câmara de Aveiro aproveitou a sua mensagem mensal difundida pelo site municipal para desejar à comunidade educativa “tranquilidade, sucesso e felicidade”, garantindo que “estaremos juntos a trabalhar para que tudo corra bem e para que sejam alcançados os bons objetivos definidos”.

No que respeita ao parque escolar, que a autarquia tem vindo a ampliar e qualificar, Ribau Esteves confirma que o ano letivo 23-24 traz novas instalações da Escola e Jardim de Infância de Azurva e do Bonsucesso, ao mesmo tempo que prossegue a execução “de várias outras obras, nas Barrocas, Eixo, Nossa Senhora de Fátima, Santiago, Solposto e Areias (esta a iniciar brevemente)”.

“Em fase de desenvolvimento de projeto”, está a nova Escola com Jardim de Infância de Esgueira (para substituir a das Cardadeiras), a ampliação e qualificação das Escolas com Jardim de Infância de Sarrazola, das Leirinhas (Aradas) e da Alumieira (Esgueira).

No que respeita a obras de “relevante dimensão” em escolas de 2º e 3º Ciclo e Secundárias (da responsabilidade base do Ministério da Educação), a Câmara está a iniciar os três projetos definidos “como prioritários”, que integram o acordo entre o Governo e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), com garantia do seu financiamento. São os casos das obras no Conservatório de Música de Aveiro (reabilitação), na Escola Básica de 2º e 3º Ciclo de São Bernardo (reabilitação) e na Escola Secundária Homem Cristo (novo edifício).

A aprovação pelo Conselho Municipal de Educação e a apresentação pública do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro, PAEMA 2023/2024, o qual integra todas as ações e projetos materiais e imateriais que a Câmara tem em curso “ocorrerão também neste mês de setembro.”

Ribau Esteves lembra se trata do quarto ano do exercício das novas competências que a autarquia assumiu no âmbito do pacote de descentralização na área da Educação, “prosseguindo um trabalho de balanço muito positivo para a gestão da vida da comunidade educativa”, renovando o compromisso de “elevado empenho e um saudável trabalho de equipa” com os parceiros.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.