Aveiro: Nova concelhia do PS vai começar “já” a tratar das autárquicas de 2025

1246
Paulo urbano Antunes (Foto partilha por Romy Aparício no Facebook).
Dreamweb 728×90 – Video I

Paula Urbano Antunes pretende levar à prática, rapidamente, o slogan com que venceu as eleições internas na concelhia de Aveiro, colocando em ‘marcha’ a candidatura às próximas eleições autárquicas, que já não contarão com Ribau Esteves, pelo menos para a Câmara.

A frase chave “Antecipar o futuro” sufragada pelos militantes “não é um lema sem conteúdo. Pelo futuro, importa começar a trabalhar. Já. Sem interrupções. No processo de escolha e preparação de candidatos, bem como no programa eleitoral, com os quais concorreremos às eleições autárquicas de 2025”, referiu a nova líder concelhia no seu discurso de tomada de posse, que decorreu este sábado à tarde, em que esteve presente o líder distrital, e recandidato a novo mandato, Jorge Vultos, autarca de S. João da Madeira.

“Focados no futuro, queremos responder às necessidades dos aveirenses. Com propostas concretas. Contando com todos os militantes. Cada um no seu papel e dando o seu contributo”, afirmou, comprometendo-se nesse trabalho: “Entendemos que o grau de aproximação às estruturas partidárias é da responsabilidade dos líderes das mesmas.”

A primeira mulher a desempenhar o cargo na concelhia de Aveiro quer “chamar, integrar, potenciar, o que cada um tem de melhor para dar”, assim como “influenciar e inspirar” os seus colaboradores para “emitirem as suas opiniões e os seus pontos de vista”, entendendo que “é da diferença de opiniões e da colaboração que nascem as soluções para os problemas”.

“Unir” e “fortalecer o partido” são outros dos propósitos imediatos de Paula Urbano Antunes que quer “liderar todos os socialistas, independentemente das suas escolhas recentes para o ato eleitoral interno”. Defendeu, por isso, “um partido vivo e dinâmico, que conte com a qualificação política de todos os seus militantes e simpatizantes e que promova o debate aberto e informado”, bem como “uma ativa participação cívica”.

As ideias a apresentar aos aveirenses estão ‘na calha’. “Temos uma agenda para o governo municipal. Temos ideias claras sobre o que queremos e sobre o que não queremos. Em matérias como a educação, o património, a cultura, o urbanismo, o turismo, os transportes, o associativismo, as migrações”, disse a nova presidente da concelhia. “Comunicaremos a nossa agenda e o nosso projeto de forma simples e transparente. Sem ambiguidade. Para dentro e para fora do PS”, anunciou.

Depois de um encontro com jovens socialistas, Paula Urbano Antunes lembrou que a segunda atividade após as eleições em que tomou parte foi a apresentação pública do candidato à Junta de Freguesia de São Jacinto, José Eduardo Ferreira Leite, que irá disputar as intercalares de 13 novembro. O PS está empenhado em ‘segurar’ a sua única freguesia no concelho. “O nosso empenho será total para que a comunidade de São Jacinto continue a ser liderada pelo partido no qual habitualmente confia e vota. Este é um dos desafios imediatos que temos. Exige trabalho, empenho e confiança”, afirmou.

Ler discurso completo.

À margem da tomada de posse, Paula Urbano Antunes mostrou-se surpreendida com a suspensão dos mandatos de vereadores por parte de Manuel Oliveira de Sousa (recandidato derrotado à liderança concelhia) e Joana Valente. “Não esperava, sinceramente” que os ex-vereadores ‘entregassem a pasta’. Rosa Venâncio e Rui Soares Carneiro vão assumir funções já na próxima reunião em que estará em discussão o plano e orçamento de 2023, incluindo a fixação das taxas dos impostos locais.

“Se foi por causa das eleições internas, não faz sentido. Se existem outros motivos, desconheço. O povo confiou os mandatos, seriam para levar até ao fim. Fui vereadora e assim fiz”, acrescentou a nova líder concelhia do PS, defendendo “um trabalho em coordenação” com os eleitos do partido nos diferentes orgãos autárquicos.

Artigo relacionado

Aveiro / PS: Manuel Oliveira de Sousa e Joana Valente suspendem mandatos na vereação

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780