Aveiro / PS: Manuel Oliveira de Sousa e Joana Valente suspendem mandatos na vereação

1264
Reunião do executivo camarário de Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

O desfecho das eleições na concelhia do PS de Aveiro vai ter implicações nos representantes autárquicos do partido, para já ao nível da vereação da Câmara de Aveiro.

Manuel Oliveira de Sousa e Joana Valente, eleitos socialistas no executivo que protagonizam a lista derrotada no recente ato eleitoral interno, decidiram suspender os mandatos. Esta quinta-feira tomaram parte na reunião do executivo de carácter privada. A suspensão poderá prolongar-se durante um ano sem perda do direito a retomar o lugar. O terceiro vereador, Fernando Nogueira, mantém-se em funções.

Assim, Rosa Venâncio (atualmente deputada na Assembleia da República) e Rui Soares Carneiro, que se seguem na lista pelo PS, serão convocados para assumir funções (a próxima reunião camarária, de carácter extraordinário, está agendada para 28 de outubro). Ambos estiveram ‘alinhados’ com a lista liderada por Paula Urbano Antunes, que foi eleita presidente da concelhia, cargo em que será empossada sábado próximo.

Em comunicado divulgado esta noite, Manuel Oliveira de Sousa, que foi cabeça-de-lista nas últimas duas eleições autárquicas, informa que “nas atuais circunstâncias políticas”, em que há uma nova equipa a assumir funções no partido, entende suspender o mandato de vereador “em coerência com a postura assumida”.

“O PS Aveiro, em diversidade de ideias e participação, fará o seu caminho como foi sufragado pelos militantes”, refere o professor do ensino secundário.

Discurso direto

“Entendo que um líder não abandona os cargos enquanto tem legitimidade, legal e democrática, para os exercer. E, dependendo de si, quando por qualquer razão superior houver lugar a abertura de procedimentos de renovação ou substituição, deve fazê-lo. Caso contrário, quando não dependem do próprio os processos de mudança, vale o tempo dos mandatos. Não foge; cumpre com lealdade. Deve assegura-los com a mesma verticalidade e dedicação (ou mais ainda!) e introduzir melhoria contínua no exercício de que está incumbido; deve fazê-lo pela dignificação da instituição e pela honorabilidade nos compromissos. Quem está por serviço, não se incomoda com momentos ou oportunidades” – Manuel Oliveira do Sousa.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.