Aveiro: Autarquia aprova subsídio anual de 50 mil para apoiar Filarmonia das Beiras

580
Orquestra Filarmonia das Beiras, Aveiro.

A Câmara de Aveiro aprovou na reunião privada realiza, esta quinta-feira, à tarde uma comparticipação financeira anual, a vigorar no triénio 2023/2025, para Associação Musical das Beiras, no valor de 50.000€.

Um protocolo de colaboração assumido para reforçar “a afirmação nos circuitos nacionais de educação, arte e Cultura, contribuindo para a implementação das linhas definidas no Plano Estratégico para a Cultura (PEC) em estreita articulação com o Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA).”

Neste âmbito, a Orquestra Filarmonia das Beiras, tutelada pela Associação Musical das Beiras, que tem sede em Aveiro, “constitui um agente de relevo no universo cultural do município, da região e do País, promovendo a cultura musical através de ações de captação, formação e fidelização de públicos e de uma aposta forte na formação profissionalizante de jovens músicos”.

O executivo aprovou, também, um protocolo de colaboração com Direção-Geral do Património Cultural para Aveiro tornar-se o “depósito” da obra de arte “Retrato de Santa Joana, Princesa de Portugal, do século XVII”, atualmente integrada na coleção do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

A pintura esteve patente no Museu de Aveiro / Santa Joana numa exposição recnete, “tendo sido assumida uma intervenção de conservação e restauro” por parte da Câmara.

Segundo a autarquia, “a obra reveste-se assim de especial importância enriquecendo e valorizando o Museu de Aveiro / Santa Joana contribuindo para o objetivo de reunir um conjunto significativo de obras dedicadas e com iconografia de Santa Joana neste singular espaço.”

Por último, a Câmara aprovou a doação de peças de artistas que tomaram parte na XV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, as quais passam a integrar o espólio dos museus locais.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.