Navio especial da Siemens veio a Aveiro carregar torres eólicas da CSWind

43664
'Rotra Vente' (Porto de Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

O Porto de Aveiro recebeu hoje o navio ‘Rotra Vente’, que se tornou “o primeiro navio da Siemens especificamente desenhado para o transporte de turbinas eólicas.”

Ao serviço da empresa CSWind (antiga ASM Industries), o navio atracou no cais privativo daquele que é “um dos maiores produtores de torres eólicas e fundações offshore”, tendo carregado duas torres eólicas, dividas em três segmentos cada e com dimensões entre os 29 metros e os 36 metros, com destino a Roterdão, informou a administração portuária.

Segundo o comunicado, o ‘Rotra Vente’, com 141 metros de comprimento, foi construído a partir do casco de um porta contentores e dispõe de uma porta à proa que possibilita a entrada das turbinas de uma forma Ro-Ro ou, em alternativa, através da abertura da parte superior do convés.

“Dada a forma otimizada de arrumação da carga, o navio tem capacidade para transportar até 9 torres ou entre três a quatro conjuntos de pás, expectando-se uma poupança de 15% a 20% nos custos logísticos em relação ao transporte em outras tipologias de navio”, conclui a informação.

Artigo relacionado

Porto de Aveiro com recorde de 5,8 milhões de toneladas

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780