Natureza e os níveis de stress laboral

741
Percursos do BioRia.
Dreamweb 728×90 – Video I

Se há fator que mais influencia a produtividade e a felicidade no trabalho são os níveis de stress que podem passar a burnout ou a problemas físicos de maior relevo. Sabemos também que a natureza tem um papel muito importante na sensação de tensão do trabalhador, podendo ser uma ferramenta de gestão de stress, o que tem vindo a ser corroborado por estudos científicos ao longo dos anos.

Por Diana Pereira *

Os benefícios dos chamados banhos de floresta, por exemplo, são amplamente conhecidos. Estes são passeios na natureza em contacto completo com o ambiente natural, respirando, ouvindo os sons que nos rodeiam, sentindo o aroma das flores ou da terra molhada, e que reduzem o “estado de stress” e até mesmo o agora chamado de “stress tecnológico” (por uso constante de tecnologias como computadores e telemóveis), como a Dra. Margaret Hansen descreveu no seu estudo feito pela Universidade de São Francisco e publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health em 2017.

No entanto, sabemos que nos nossos dias com a correria de casa-trabalho e trabalho-casa, e com uma casa e família para gerir, nem sempre é possível ausentarmo-nos para a natureza durante algum tempo (sobretudo se vivermos num ambiente urbano), por isso a ciência traz boas notícias. Um estudo publicado na Public Health Reports pelo Dr. Erin Largo-Wight, diz que é possível trazer esses benefícios para o dia-a-dia através da criação de um ambiente natural nas nossas empresas – o que não só melhora os níveis de stress, como as queixas de saúde no geral. Este ambiente natural pode passar por espaços verdes exteriores ou interiores, maior presença de luz natural, plantas, arranjos florais e/ou difusão de óleos essenciais. É também possível fazer atividades de grupo com equipas na natureza com o objetivo de fazer team building, aliando então os efeitos calmantes e antidepressivos da natureza aos efeitos atividades colocadas em prática.

Sobretudo nesse período de retoma das nossas vidas normais após os dois anos de teletrabalho e isolamento social intermitente (e no caso de algumas empresas, continuamente em teletrabalho durante estes dois últimos anos), aproximar a natureza do ambiente laboral, bem como os colaboradores da natureza, é um passo importante para um voltar mais suave e gradual às rotinas e às boas relações profissionais entre colaboradores e os seus líderes. Por vezes pensamos em soluções mais elaboradas e complexas, mas a natureza é quase sempre a solução mais fácil e saudável, estando disponível para nós a qualquer momento e sem qualquer questionamento – basta estarmos disponíveis para nos reaproximarmos dela e nos permitirmos abrandar ao seu ritmo.

* Naturopata, Mentora da Floresta Artigo publicado originalmente no site da Revista Liderança.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.