Museus de Oliveira do Bairro na Rede Euterpe

651
Dreamweb 728×90 – Video I

A Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, e o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado no Troviscal, foram convidados para serem membros fundadores da Rede Euterpe, “um fórum de museus e coleções de música e de som promovido e coordenado pelo Museu Nacional da Música.”

Segundo um comunicado do município de Oliveira do Bairro, os dois equipamentos “fazem parte de uma lista com mais 18 organismos, públicos e privados, detentores de coleções de som e de música.”

A Rede Euterpe reúne diversas entidades, públicas e privadas, detentoras de coleções de som e de música, com o objetivo de atuar como um fórum de encontro, de discussão e de desenvolvimento de projetos conjuntos entre as instituições participantes, promovendo sinergias e ações de apoio à preservação, inventariação, estudo e comunicação de acervos.

O fórum é promovido e coordenado pelo Museu Nacional da Música, instituição dependente da Direção-Geral do Património Cultural.

Discurso direto

“Este convite é o reflexo do trabalho empenhado e de qualidade que a nossa Rede de Museus desenvolve diariamente, preservando o importante acervo que temos conseguido reunir ao longo do tempo e colocando-o à disposição do público” – Lília Ana Águas, vereadora da Cultura.

» Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro. O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem. “O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.”

» Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é um projeto do Município de Oliveira do Bairro, que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina. Leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigidas a vários segmentos de públicos, desde as crianças a adultos e população sénior, não só do Concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a região bairradina. Em 2019, o Museu de Etnomúsica da Bairrada venceu o Prémio “Inovação e Criatividade”, da Associação Portuguesa de Museologia, pelo seu projeto Pianoscópio.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780