Museu Santa Joana: Segunda fase da reabilitação avança para projeto com obra principal à espera de concurso

787
Museu de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro adjudicou a elaboração do projeto de execução da segunda fase da reabilitação do Museu de Aveiro.

A aquisição de serviços foi feita num procedimento de ajuste direto com A. Soutinho – Arquitetos Lda. , gabinete que tem conduzido desde o início os trabalhos.

O preço contratual é de 123.750 euros, com um prazo de execução de 110 dias.

A primeira fase de reabilitação do Museu de Aveiro / Santa Joana (antigo Convento de Jesus) tinha uma estimativa de custos de 2 milhões de euros e apoio do Programa Operacional do Centro 2020 (1,6 milhões de euros), mas os atrasos na elaboração do projeto impediram enquadrar a obra ainda a tempo o atual quadro comunitário.

O município irá, agora, apresentar uma candidatura ao novo programa Portugal 2030 para encontrar comparticipação.

A última obra profunda de conservação do Museu ocorreu entre 2006 e 2008, tendo sido escassas as intervenções de conservação e restauro realizadas posteriormente.

Primeira fase:

» Intervenção estrutural profunda na Igreja e no Claustro do Mosteiro de Jesus, correspondendo à parte monumental que não foi alvo de qualquer intervenção anterior, “m que são imperativos”os trabalhos de consolidação estrutural das paredes, cobertura, revisão de todas as redes e infraestruturas. Nas restantes áreas, as obras serão focadas na resolução de patologias específicas, em particular as relacionadas com os corpos sensíveis à variação do grau de humidade ambiente, potenciando assim o circuito de visitação;

Segunda fase:

» A desenvolver em momento posterior, destina-se ao restauro do património artístico.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.