Município de Vagos aposta no ambiente e na pedagogia

1033
Oleão (Foto CM de Vagos).

Atualmente a mobilização para cuidar, cada vez mais, do meio ambiente em que vivemos, tem sido o mote da ação do Município de Vagos, procurando desta forma, corresponder aos anseios da população de uma melhor qualidade de vida.

Com este objetivo em mente e de acordo com o regime jurídico da gestão de óleos alimentares usados (OUA) produzidos pelos setores industrial e doméstico, a Câmara Municipal de Vagos tem implementado, ao longo dos anos, um conjunto de normas que visam a implementação de circuitos de recolha seletiva, o seu correto transporte, tratamento e valorização, por operadores devidamente licenciados para o efeito e a rastreabilidade e quantificação de OAU.

Neste enquadramento e no âmbito do programa GreenGrease, promovido pela EcoX e pela Mistolin Pro, foi aprovada, em sede de Reunião de Câmara e por unanimidade, a celebração de um Protocolo de Cooperação entre o Município de Vagos e a empresa EcoX, que possui tecnologia para a valorização de OAU em diversos detergentes ecológicos e que estabelece parcerias com entidades devidamente licenciadas para efetuar a recolha de OAU, servindo-se dos princípios da economia circular.

Através deste Protocolo de Cooperação, fica estabelecido que a empresa irá disponibilizar recipientes de capacidades variadas para deposição de resíduos provenientes do setor doméstico a fim de os colocar nas IPSS’s e escolas aderentes do Município de Vagos.

Procederá também, gratuitamente e de uma forma regular, à recolha dos OAU dos oleões existentes na via pública e nas escolas aderentes, assegurando que todos os colaboradores necessários à realização da recolha e encaminhamento estejam devidamente identificados, possuam seguro de acidentes de trabalho e de responsabilidade civil, para além do assegurar do cumprimento dos requisitos legais para a operação.

De referir também que que os oleões a colocar nas escolas são propriedade da EcoX, enquanto que os que estão presentes na via pública pertencem ao Município de Vagos.

O presente protocolo terá a duração de 5 anos e é passível de ser renovado por sucessivos e iguais períodos.

Para a vereadora do pelouro do Ambiente Dulcínia Sereno “esta é uma ótima notícia para Vagos, uma vez que, através do presente apoio, se continuam a criar condições, não só de proteção do meio ambiente, mas também de uma importante componente pedagógica, uma vez que este acordo prevê a colocação de equipamentos nas escolas”.

Já Pedro Bento, vereador do pelouro da Educação refere que “este é um acordo muito importante na vertente da sensibilização pedagógica para a reciclagem e reutilização, uma vez que os óleos usados vão ser convertidos em detergentes dos quais uma percentagem será entregue às escolas e IPSS’s.

Município de Vagos

Publicidade, Serviços & Donativos