Município de Santa Maria da Feira abraça projeto de inclusão e equidade social

1379
“Network For Role Models”.
Comercio 780

O Município de Santa Maria da Feira aceitou o desafio da Comissão Europeia e é uma das oito autarquias portuguesas a integrar o projeto “Network For Role Models”, que visa promover a inclusão social, a cidadania, a igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos humanos. 

A iniciativa, já apresentada aos parceiros locais, pretende destacar cidadãos – Role Models – que, pelo seu percurso ou competências, possam sensibilizar a população para a importância de construir uma sociedade adaptada a todos, respeitando as diferenças e a individualidade de cada um. Ivo Rocha e Fabiana Almeida dão a cara pelo projeto em Santa Maria da Feira.
 
O Município de Santa Maria da Feira aderiu à iniciativa europeia “Network For Role Models”, promovida pela Comissão Europeia e Agência Nacional Educação e Formação – Programa Erasmus+. A par com outras sete Cidades Inclusivas portuguesas – Vila Real, Valongo, Loulé, Torres Vedras, Palmela, Loures e Câmara de Lobos –, Santa Maria da Feira vai implementar, nos próximos meses, um conjunto de ações de promoção da cidadania e do compromisso com os valores de inclusão, igualdade, equidade e não descriminação, através de “Role Models” reconhecidos positivamente na comunidade.

Ivo Rocha e Fabiana Almeida são dois jovens feirenses portadores de deficiência que vão assumir o papel de “Role Models” em Santa Maria da Feira.
Ivo Rocha, atleta de natação adaptada, é campeão e recordista nacional, sendo atualmente o recordista das provas 100 bruços e 200 estilos. Integra, desde março de 2018, o projeto paralímpico Tóquio-2020.

Fabiana Almeida, arquiteta e autora do livro infanto-juvenil “Histórias da Zizi – A Fada dos Sonhos”, possui um percurso de vida pautado pela dedicação, empenho, solidariedade e voluntariado na ajuda ao Outro, quer no Concelho, quer em África.
Juntos, vão transmitir a mensagem de que “independentemente da condição de cada um é possível superar desafios e obstáculos”.

O projeto “Network For Role Models” já foi apresentado aos parceiros locais – agrupamentos de escolas e entidades ligadas aos cidadãos com deficiência – num encontro que teve lugar na sala anexa à Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira, a 30 de novembro último.

Município de Santa Maria da Feira