Município de Ílhavo renova o galardão “Qualidade de Ouro” na Barra e Costa Nova

1011
Praia da Barra, Ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS) distinguiu, para o ano de 2019, 375 praias com o Galardão “Qualidade de Ouro”, número inferior ao de 2018 (390 praias). Neste universo encontram-se, novamente, as praias da Barra e da Costa Nova, no Município de Ílhavo.

Para receber a classificação de “Qualidade de Ouro” a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios, considerando as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas:

– Qualidade da água Excelente nas 5 últimas épocas balneares (entre 2012 a 2017);

Todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2018) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente.

Este ano acresce ainda um novo critério que torna a seleção mais criteriosa e rigorosa. A QUERCUS passa também a considerar os episódios de interdição de praia ocorridos no ano anterior, uma vez que estes eventos demonstram circunstâncias de qualidade de água balnear descontínua.

Para a Autarquia, esta distinção significa que as praias da Barra e da Costa Nova têm apresentado, ao longo de vários anos, uma água balnear de qualidade e fiabilidade excelentes.

No âmbito da atribuição do referido Galardão e da Bandeira Azul, cuja cerimónia de hastear está agendada para o dia 26 de junho, a Câmara Municipal de Ílhavo já está a preparar a época balnear, não descorando o impacto que a qualidade das praias tem no Turismo e na Atratividade do Município.

Desde o passado mês que têm sido desenvolvidas ações de manutenção e limpeza dos passadiços na Barra e na Costa Nova, sendo que nesta praia a empreitada incluiu a remoção de areias da estrada e reposição junto à linha de água, com a perspetiva de obtenção de ganho de extensão do areal.

Câmara de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780