Motofil assinala três décadas de parceria com robôs japoneses da FANUC

1454
Motofil.
Comercio 780

A Motofil, com sede em Ílhavo, celebra este mês 30 anos de parceira com a FANUC, uma empresa japonesa que é a maior produtora mundial de robôs industriais.

A colaboração permtiu o desenvolvimento e instalação de mais de 2.000 células robotizadas por todo o mundo.

Segundo a Motofil, a parceria entre as duas empresas surgiu em 1991 numa altura em que  procurava mudar a sua gama de produtos de motores elétricos e fio esmaltado para o desenvolvimento de “soluções robotizadas que ajudassem as empresas a automatizar os seus processos produtivos.”

A primeira célula com robô FANUC instalada em Portugal foi em Leiria, numa empresa dedicada ao desenvolvimento de estruturas metálicas. A Motofil, na altura, servia apenas como intermediária na venda, sendo o projeto e a instalação do equipamento feito por outra empresa.

“Apostando numa equipa de inovação e desenvolvimento”, a empresa rapidamente começou a comercializar e a instalar células robotizadas com a sua própria marca.

Atualmente desenvolve soluções robotizadas adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, incluindo para exportação, contando com filiais em Espanha, Brasil e México.

Discurso direto

“Desde que conhecemos a robótica que pensamos na FANUC. Foi um projeto que sempre transmitiu que lutava para desenvolver os melhores robôs do mundo. Independentemente do projeto e da dimensão que tínhamos na altura, sabiamos que era por ali que tinhamos de ir. 30 anos não são 2 ou 3. Temos de reconhecer que o fator sorte esteve do lado da Motofil por termos selecionado a FANUC, por tanto nós como os nossos clientes acreditarem que o robô FANUC é o melhor do mundo. Quer em tecnologia, quer no produto em si, quer nas soluções técnicas apresentadas. A evolução que tiveram ao longo deste anos tornou-os verdadeiros líderes e para nós é uma mais valia tê-los do nosso lado” – João Carlos Novo, chairman da Motofil.

Presente no mercado desde 1981

A Motofil está presente no mercado desde 1981, e tem como objetivo identificar e solucionar as necessidades dos diversos setores industriais. Ao longo dos anos, tem vindo a desenvolver equipamentos de soldadura, robótica, manipulação, automação e corte térmico.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.