Moliceiros prontos a dar espectáculo a pleno pano na Ria de Aveiro

3889
Regata de moliceiros (Foto de Etelvina Almeida).

A tradicional regata de moliceiro Torreira – Aveiro, agendada para 4 de julho, sábado, preenche o programa deste ano do ‘Ria de Aveiro Weekend (RAW)’, que foi encurtado por força da fase pandémica.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) assume mais uma vez a organização com a presença de 15 barcos moliceiros, mantendo o subsídio de 16 mil euros ao evento, verba usada pelos proprietários para fazer as reparações de manutenção anuais, incluindo pinturas novas.

A Torreira acolherá, às 11:00, o concurso de painéis, dotado de prémios para os melhores, que era habitual realizar em Aveiro no domingo. A partida para a cidade dos canais será dada pelas 15:30, com a meta instalada junto às eclusas.

A conferência de imprensa de apresentação da regata, esta segunda-feira, teve como palco o ‘Laguna’, o primeiro restaurante – bar flutuante da Ria recém inaugurado no canal das Pirâmides, em Aveiro, dando visibilidade a um projeto privado que mostrou “arrojo de investir e lançar produtos novos numa fase em que há tendência de retrair”, como sublinhou Ribau Esteves, presidente da CIRA.

O autarca de Aveiro deixou um “agradecimento aos mais velhos e aos mais novos que demonstram um carinho especial” por manter os últimos moliceiros que navegam à vela, “uma bandeira distintiva muito forte da ria, que importa preservar no seu modo tradicional”, assim como o “papel fundamental” da Câmara da Murtosa, de onde são originários a grande maioria dos exemplares.

Indo ao encontro da necessidade de “induzir turismo interno” para fazer face à quebra de visitantes estrangeiros, devido à pandemia, a presidência da CIRA aproveitou para apresentar, também, o novo roteiro “À volta da Ria de Aveiro em 80 experiências” com o qual espera “promover e aumentar a atratividade” da região. Uma forma de chamar a atenção para a “diversidade e riqueza” dos 11 municípios associados, através de rotas diferentes, desde a gastronomia / vinhos, a cultura, a natureza e a náutica. O investimento neste tipo de promoção ronda os 100 mil euros.

No último trimestre do ano, a CIRA irá começar a promover uma nova oferta turística – a Grande Rota da Ria de Aveiro, com percursos pedestres e cicláveis unindo os 11 concelhos.

Artigos relacionados

“A Volta à Ria de Aveiro em 80 Experiências” é o novo roteiro da CIRA

Aberto concurso para sinalética e comunicação da Grande Rota da Ria

Publicidade, Serviços & Donativos