MOBINOV debate em Ol. de Azeméis posicionamento do cluster automóvel nacional

899
Imagem divulgada pela MOBINOV.
Dreamweb 728×90 – Video I

A MOBINOV – Cluster Automóvel de Portugal promove na próxima sexta-feira, 23 de junho, às 10h00, a sessão pública de apresentação das conclusões do projeto PAC – Portugal Auto Cluster for the future. O momento, que irá decorrer na sede do Grupo Simoldes, em Oliveira de Azeméis, contará com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

No evento, serão apresentados os resultados alcançados ao longo do projeto, nomeadamente os novos conceitos e arquiteturas de veículos, os interiores do futuro, as estruturas e exteriores, a sensorização e conectividade e os novos processos de fabrico com tecnologias de produção flexível e digital.

Refira-se que a sessão assinala a conclusão do PAC, programa mobilizador promovido pela MOBINOV, liderado pela Simoldes, e que reúne mais de duas dezenas de entidades nacionais, entre universidades, centros de I&D e indústria, em torno do objetivo de criar condições para um novo posicionamento do cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do carro do futuro. O projeto teve um investimento elegível total de oito milhões de euros.

PAC antecipa uma nova era de mobilidade em Portugal

Desde julho de 2020, o consórcio trabalhou no desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias e processos industriais e produtos em diversas áreas do setor automóvel, tendo dado origem a 17 protótipos demonstradores – um dos quais apresentado oficialmente na Automobile Barcelona 2023, em maio último, e que foi capa da revista oficial do evento.

Destaque-se que este demonstrador integra alguns dos principais resultados alcançados pelo PAC, entre os quais o novo conceito do veículo urbano do futuro, dentro das tendências do automóvel conectado, eléctrico e autónomo; as novas soluções com materiais e processos na área dos interiores, seguindo a tendência de third living space; as novas soluções com materiais e processos nas áreas das estruturas e exteriores; as novas soluções na área da conectividade e sensorização; e, ainda, as novas tecnologias, metodologias e processos para a transformação digital no contexto da indústria 4.0. O projeto traduz-se, assim, num importante passo para capacitar as empresas nacionais para entregarem mais valor nas cadeias de valor do carro do futuro e Portugal para a industrialização de veículos de nova geração.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.