Migrantes: CLAIM da UA registou no seu terceiro ano de atividade 11.750 atendimentos

850
CLAIM da UA.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Universidade de Aveiro (CLAIM_UA) assinala, este mês de junho, o seu terceiro aniversário. As atividades comemorativas decorrerão a 22 de junho no ‘Lounge Espaço Viver a UA’.

Durante o ano de 2021, segundo dados da instituição universitária, o CLAIM_UA efetuou 11.750 atendimentos e recebeu mais de 47 nacionalidades.

O serviço de apoio a cidadãos estrangeiros nasceu de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA) e o Alto Comissariado para as Migrações “com a missão de apoiar o acolhimento e integração dos migrantes e promover a interculturalidade a nível local.”

A comunidade internacional que frequenta a instituição de ensino pode encontrar ajuda para ter uma adaptação ao país mais facilitada, esclarecer dúvidas e resolver dificuldades “a diferentes níveis, aproveitando a sua estada e vida académica de uma forma mais relaxada e aprazível.”

Em nota publicada no seu site, a UA refere que nos três anos de atividade, muito afetados pela pandemia do Covid-19, “o CLAIM_UA marcou a diferença na vida da comunidade internacional” da academia “mantendo sempre a porta aberta para acolher todas as suas questões, sempre em articulação com as diversas entidades locais.”

Os assuntos que motivam mais pedidos de esclarecimento dizem respeito ao acesso ao ensino superior, obtenção do NIF, regularização da permanência em território nacional do migrante e dos seus familiares, bem como acesso à saúde e alojamento.

A UA tem alunos de cerca de 95 nacionalidades.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.