Mercadona faz ponto de situação de redução do plástico e gestão de resíduos

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Mercadona, Aveiro (loja da Avenida Silva Rocha).

A Mercadona, fiel ao seu compromisso de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, além de reforçar os seus já consolidados sistemas de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais, está a desenvolver, desde há dois anos, a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a gestão adequada dos seus resíduos.

A estratégia consiste em seis ações concretas para alcançar, em 2025, um triplo objetivo: reduzir 25 % do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos plásticos.

Com este objetivo, a empresa já eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as secções, substituindo-os por sacos compostáveis (evitando 3.200 t/ano de plástico); eliminou também os produtos descartáveis de plástico de uso único que foram substituídos por outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente (redução de 3.000 t/ano de plástico).

Nos próximos anos, a empresa irá utilizar embalagens recicláveis e continuará também a reduzir o plástico nas suas embalagens de marca própria em colaboração com os seus fornecedores. Além disso, a empresa proporcionará informação aos “Chefes” (clientes) sobre reciclagem para promover e facilitar a separação de resíduos tanto nas lojas como em casa.

Para levar a cabo a redução do plástico nas suas embalagens, a empresa está a aplicar diferentes estratégias como a eliminação do plástico que não acrescente valor, a sua substituição por outros materiais (sempre que não afete a qualidade e a segurança alimentar), a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado na sua composição para reduzir o uso de materiais virgens e fomentar a economia circular.

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