Mercado imobiliário português está a ganhar força força

1634
Imobiliário.

O ano de 2018 foi, sem dúvida, um ano que demonstrou o futuro promissor do mercado imobiliário em Portugal. Graças à melhora gradual das condições econômicas do povo português, houve um aumento na demanda por imóveis o que levou, por consequência, ao aumento nos preços desses imóveis.

Tal efeito dominó benéfico também fez subir a procura por trabalhadores na área de construção, gerando um grande fluxo de formações de operários e técnicos especializados, assim como prometendo aumentar o salário base de trabalhadores qualificados dessa área de 606 euros para 800 ou 900 euros mensais.

As estatísticas mostram que em 2018 os preços de imóveis aumentaram em 5.39%, sendo que só no último trimestre do ano fiscal o aumento foi de 2.03%. Deve salientar-se , no entanto, que esse crescimento não foi repentino, mas sim fruto de uma subida lenta e não muito estável dos preços dos imóveis durante os anos de 2015, 2016 e 2017, os quais mostraram aumentos de 4.06%, 3.87% e 3.03% respetivamente.

É importante lembrar que antes de se atingir esse patamar positivo, todas as regiões de Portugal tiveram um declínio considerável nos preços do mercado imobiliário na última década. Apesar de uma certa recuperação em 2009, os preços dos imóveis voltaram a cair no último trimestre de 2010, voltando a recuperar apenas no último trimestre do exercício fiscal de 2014. Em particular nos anos de 2012, 2013 e 2014 a queda nos valores foi de, respetivamente, 6.91%, 0.68% e 0.53%.

Tendo em consideração estes dados, é sempre necessária uma organização e preparação metódicas para os que pretendem aproveitar-se do atual momento promissor deste mercado. Seja para comprar uma casa para uso próprio ou comercial, é preciso todos os passos desta transação de modo a fazer uma escolha inteligente.

Saber onde, como e quando comprar são a base na aquisição de um imóvel. É preciso entender os meandros do mercado, ter em mãos os documentos corretos e ter na ponta da língua dados e estatísticas referentes aos valores atuais para não ser enganado por esquemas traiçoeiros. Em suma, é importante basear-se em pesquisas bem fundamentadas antes de assinar o tão desejado contrato de compra e venda.

Tudo isto para mostrar que, apesar dos altos e baixos, Portugal demonstra estar num percurso ascendente, surgindo cada vez mais opções e métodos práticos para poder comprar, arrendar ou simplesmente alugar um imóvel para passar férias com a família.

Sem dúvida, a principal causa deste aumento de preços advém de uma procura cada vez maior por imóveis ou do interesse em investir em propriedades, fazendo com que com o tempo o território lusitano seja aos poucos redescoberto e reconstruído, aproveitando tudo que a cultura e a população têm para oferecer.

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil ou promoções comerciais, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial

Comercio 780