Memórias e histórias das “Tabernas D’Aveiro”

1433
Desenho do cartoonista Armando Regala.
Dreamweb 728×90 – Video I

Este livro não é um livro qualquer. Manter vivo o património imaterial – a alma – Aveirense, é o objectivo deste livro.

Por Manuel Pacheco

As tabernas foram importantes espaços de tertúlias, de encontros e desencontros, de alegrias e tristezas, e abrigo aos mais frágeis. São memórias e histórias escritas pelas famílias.

É sobretudo uma visita ao passado, ressuscitando quadros de uma cidade que desapareceu há muito tempo, que os mais velhos recordam com saudade e os mais novos desconhecem.

Nas tabernas da cidade e do concelho, fizeram-se amizades e criaram-se inimigos. Com uma “caneca a mais” revelaram-se bons fadistas na “fadistagem da vida”, arautos da miséria que batia à porta de tantas famílias, numa pobreza escondida e amargamente sofrida.

Algumas tabernas revelaram-se espaços confinados de liberdade, em momentos da história mais recente

Com origem em pequenos inquéritos aos seus proprietários, familiares, vizinhos e amigos, que dão conta do que serviam em termos de comida e bebida, da clientela organizada em tertúlias ou não, ficamos com um roteiro clássico dessas “instituições” relatadas com uma minúcia queirosiana.

Este livro não é um livro qualquer. Manter vivo o património imaterial – a alma – Aveirense, é o objectivo deste livro.

A venda de 350 livros tem um fim solidário, em partes iguais, para as Criaditas dos Pobres da Rua Antónia Rodrigues e Bombeiros Novos do Largo Maia Magalhães.

O Livro “Tabernas D’Aveiro” vai ser apresentado à Cidade no dia 11 de Dezembro pelas 15 horas no Mercado José Estevão – Praça do Peixe, e neste particular tem o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro.

A ideia e autoria é do Manuel Pacheco e as soberbas ilustrações são do Cartoonista Armando Regala

A moderação é da responsabilidade do Dr. José Domingos Maia e a apresentação está a cargo do João José Maia Vieira Barbosa e da Profª Glória Neto Leite.

Um abração Cagaréu.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.