Melhoria dos acessos torna sul de Esgueira mais atrativo

2857
Balanço do segundo ano de mandato da Câmara de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

As novas acessibilidades previstas para o sul de Esgueira, com instalação de rotundas em vias existentes, entre outras melhorias, vão fomentar a expansão urbanística já em curso, assumiu o presidente da Câmara de Aveiro.

“Não é a razão de ser, mas tem ligação ? Tem sim. Há pressão e procura ? Claramente sim”, afirmou Ribau Esteves durante a conferência de imprensa que assinalou o segundo ano do mandato.

O edil lembrou que ainda há pouco tempo foi inaugurada “uma clínica dentária de 4 milhões de euros”, existindo “várias operações imobiliárias para habitação e comércio” naquela área do território.

A Mercadona decidiu instalar o segundo supermercado na cidade, já numa zona de fronteira de Esgueira com Glória e Vera Cruz, mas “a olhar à zona urbana de Esgueira e Forca”, tomando conta de um terreno “disputadíssimo com outra marca”.

Uma zona mais próxima da antiga EN109 foi escolhida pela Trofa Saúde para localizar um hospital, tendo o promotor solicitado a prorrogação do prazo, em maio passado, por mais um ano. “É para construir, mas tiveram de adiar, atendendo às operações que têm entre mãos”, garantiu Ribau Esteves.

“Só vejo gente a ganhar dinheiro”

Sobre a instalação de médias superfícies comerciais, o edil ainda não vê oferta a mais. “Não acho que haja nenhum excesso em Aveiro, sinceramente. Somos um destino comercial muito importante para uma grande região, finalmente conseguimos que chegassem a Aveiro marcas que estão sempre no Porto ou em Coimbra”, disse.

Para Ribau Esteves, as pequenas unidades, ditas do comércio local, não têm a recear nesta fase. “Há muitos e aqueles que têm uma boa gestão só vejo gente a ganhar dinheiro, muitos como nunca ganharam na vida”, referiu.

“O município está a crescer e não é só no turismo. É nas suas dinâmicas económicas, no tecido industrial. Estamos em crescimento económico nos últimos três anos com o contributo complementar do turismo, que trouxe dinamismo à habitação e alojamento. Naturalmente o comércio quer vir para aqui, é o sítio normal da região para compras”, vincou o autarca considerando que Aveiro planeou bem, no tempo dos mandatos de Girão Pereira e Alberto Souto, ao “estruturar este tipo de expansão para a periferia do centro, em grandes áreas comerciais”.

“Somos gente que acredita no mercado e nas empresas, é motor principal”, concluiu.

Artigos relacionados

Aveiro: Dois anos com “balanço muito positivo” pontuado com mais de uma centena de obras

Aveiro: Novas acessibilidades vão integrar Esgueira na cidade

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780