Aveiro: Novas acessibilidades vão integrar Esgueira na cidade

4805
Freguesia de Esgueira, Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro antecipa uma “profunda revolução urbana” na freguesia de Esgueira, com uma série de projetos, executados ou em “fase final de desenvolvimento”, prevendo-se ainda outros, nomeadamente rodoviários, para “a integração plena e total como núcleo integrado no centro da cidade”.

Ribau Esteves relembrou intervenções já anunciadas, ao falar, esta quarta-feira, na conferência de imprensa que assinalou, justamente em Esgueira, a passagem do segundo aniversário da tomada de posse dos atuais orgãos autárquicos.

A freguesia está incluída no pacote do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA) com obras, algumas já executadas, no núcleo urbano e na zona mais antiga, assim como a projetada melhoria dos acessos à cidade pelo túnel de Esgueira.

Está decidido, também, avançar com um conjunto de obras para retirar grande parte do “brutal tráfego”, que atualmente percorre o centro de Esgueira ou quem pretende aceder à antiga EN109 e usa a Avenida Lourenço Peixinho.

É esse o objetivo de alguns pequenos troços, bem como da instalação da rotunda na Alameda Silva Rocha e da rotunda a criar a nascente do túnel de Esgueira . Uma “via de cintura interna” que começa a norte, na futura rotunda na zona do restaurante ‘Solar das Estátuas’.

A Câmara vai, também, “recuperar” a ideia já antiga de colocar na zona sul do cemitério de Esgueira uma entrada e saída de mão, “uma servidão a uma área densamente povoada” tida também como “fundamental para aliviar o tráfego”, estando a fazer o levantamento cadastral e negociar terrenos para avançar com o projeto.

Os melhoramentos no espaço público e acessibilidades a incidir em território urbano de Esgueira são para executar até ao final do mandato, num investimento a rondar os 5,5 milhões de euros.

Artigo relacionado

Aveiro: Dois anos com “balanço muito positivo” pontuado com mais de uma centena de obras

Publicidade, Serviços & Donativos