Mealhada: Vereador Guilherme Duarte preside à Fundação Mata do Bussaco

966
Via Crucis, Bussaco.

O vice-presidente da Câmara da Mealhada, Guilherme Duarte, é o novo presidente da Fundação Mata do Bussaco (FMB), em regime interino e ‘pro bono’, anunciou a autarquia.

A decisão foi tomada, esta manhã, por maioria, em reunião de executivo municipal.

Segundo uma nota informativa, Guilherme Duarte assume a presidência “até que seja publicado o novo diploma relativo ao modelo de gestão da FMB, um documento que o Governo já prometeu rever e que introduzirá diversas alterações, nomeadamente no que respeita ao financiamento e aos órgãos sociais”.

Guilherme Duarte tem os pelouros de Gestão e Manutenção de Espaços Florestais e de Espaços Verdes no Município.

A presidência em regime ‘pro bono’ significa uma redução significativa de custos para a FMB, “que, por força da pandemia e restrições no turismo, perdeu a quase totalidade das receitas.”

Guilherme Duarte substitui António Gravato, presidente da Fundação Mata do Bussaco desde agosto de 2014, que terminou o seu mandato em agosto de 2020.

Com a discussão do modelo de gestão suscitada pelo Município da Mealhada, António Gravato tem vindo a prorrogar o mandato, a pedido do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

Discurso direto

“Tomámos esta decisão para assegurar que não são feitas mais prorrogações acerca da presidência da FMB e para dar um sinal ao Governo de que a reforma do diploma não pode ser mais adiada. Tenho indicação de que o diploma estará pronto daqui a dois meses, mas é preciso concretizar esta promessa e, até lá, era necessário acautelar a gestão da Fundação Mata do Bussaco” – Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780