Mealhada: Executivo visita obras em fase de acabamento

1208
Visita da Câmara a obras, Mealhada.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Executivo Municipal visitou, no âmbito da reunião de Câmara, algumas das 12 empreitadas que estão em curso no município, um conjunto de obras que ascende a seis milhões de euros.

A obra de maior peso financeiro é a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Mealhada, infraestrutura que recebe os esgotos da totalidade do concelho (exceção feita apenas a uma pequena parte da freguesia de Barcouço), cujo investimento é de cerca de 2.632 milhões de euros. No terreno, o Executivo Municipal verificou o andamento dos trabalhos de alguma complexidade, já que a intervenção decorre com a ETAR em pleno funcionamento. A primeira fase da obra, de duplicação da linha, estará concluída em junho, altura em que que começará a funcionar esta nova linha, desativando-se a atualmente existente. Em setembro inicia-se a segunda fase da empreitada, com a recuperação da linha original.

Também ainda no primeiro semestre de 2019 deverão estar concluídas outras duas obras visitadas pelo Executivo. O Mercado Municipal da Pampilhosa, com um orçamento de cerca de 952 mil euros, e a recuperação do Convento de Santa Cruz e Capelas da Via-Sacra, com investimento na casa dos 843 mil euros.

O Mercado Municipal da Pampilhosa divide-se em dois pisos, funcionando o núcleo central ao nível do rés-do-chão. Ali existirão as bancas do mercado, 18 lojas, oito apoios de loja, áreas técnicas e gabinetes de apoio ao mercado, instalações sanitárias, dois espaços polivalentes, elevador, arrumos e uma moradia unifamiliar de habitação do guarda do mercado. O segundo andar é composto pelo varandim, dois espaços polivalentes e arrumos. A intervenção inclui também toda a envolvente ao Mercado, com o alargamento das áreas de estacionamento, uma solução que foi possibilitada devido à aquisição, por parte da Câmara Municipal da Mealhada, de um terreno nas imediações.

A empreitada de recuperação do Convento de Santa Cruz e Capelas dos Passos da Via-Sacra deverá estar concluída em maio.

Estas três obras são das mais emblemáticas de uma série em curso cujo investimento total é de 6.185 milhões. Deste conjunto fazem parte o fecho de redes de saneamento que liga à ETAR de Barcouço, obra já praticamente concluída, que custou cerca de 127 mil euros, o fecho de redes de saneamento que liga à ETAR da Mealhada, orçada em 191 mil euros e a ligação de água (sistemas em alta e baixa), cujo investimento é de 754 mil euros. Ambas as obras deverão estar concluídas no primeiro semestre deste ano.

Também em fase de conclusão está a requalificação dos jardins de infância do Canedo e do Carqueijo, e, após uma paragem devido a dificuldades técnicas, foi retomada a empreitada do jardim de infância de Casal Comba. As três intervenções ascendem a 446 mil euros, aos quais se soma, ainda na área da Educação, a intervenção, de 605 mil euros, na Escola Secundária da Mealhada.

Existe ainda um conjunto de obras a decorrer na freguesia do Luso. A requalificação de pavimentos em Várzeas custou cerca de 12 mil euros e já está concluída e as intervenções decorrentes da intempérie junto ao Pavilhão Municipal e Lago estão já também em fase terminal. A reparação do Aqueduto e Troço do Rio Velho, que obrigou à drenagem do Lago, custou cerca de 291 mil euros e o muro da Piscina Municipal do Luso, que custou 32 mil euros, está também praticamente concluído.

No próximo dia 11 de março será feita a consignação da empreitada de contenção de terras do morro junto à Rua do Forno e Avenida Emídio Navarro, no Luso, intervenção de cerca de 144 mil euros, que decorre também de uma derrocada provocada pela intempérie.

Município da Mealhada

Publicidade, Serviços & Donativos