“Governação Local”: Mealhada com melhor classificação / Aveiro tem desempenho “muito baixo”

1554
Paços de Concelho, Mealhada.

O estudo “Qualidade da governação local em Portugal”, coordenado por Luís de Sousa, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e por António Tavares, da Universidade do Minho, vai ser apresentado hoje na Jornada do Poder Local, em Portalegre.

Mealhada (com um índice de 63.87), Abrantes (63.27) e Oliveira do Hospital (61.75) são os municípios com melhor classificação na dimensão de “Governação Local”, refere uma notícia da Agência Lusa (ler artigo).

Aveiro apresenta um “desempenho muito baixo”

Ao nível da transparência, o município de Aveiro apresenta “um desempenho muito baixo” no Índice de Transparência Municipal, tendo obtido, em 2017, um score de apenas 33 pontos (em 100 possíveis), o que equivale à 261.ª posição do ranking de municípios portugueses.

O estudo refere que o desempenho em termos de transparência “é particularmente reduzido” nas dimensões da contratação pública (score=0), da relação com a sociedade (score=21), da informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município (score=21) e da referente aos planos e relatórios (score=21).

Consultar estudo completo