Mealhada assinala Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

546
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

O Município da Mealhada assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro) com diversas iniciativas, nomeadamente um fórum dedicado à intervenção social no concelho, workshops e uma campanha de recolha de têxteis pela Roda Viva – Loja Social.

O fórum/ debate “A importância da intervenção social local”, marcado para as 09h30, dia 17 de outubro, no Espaço Inovação Mealhada, procura explorar caminhos e partilhar ideias e práticas de intervenção junto das comunidades, numa perspetiva inclusiva e integradora de combate à pobreza. Tendo como subtemas “A eficácia das políticas sociais locais: oportunidades e constrangimentos” e “O trabalho concertado entre entidades e técnicos”, é dirigido às entidades da Rede Social da Mealhada, nomeadamente representantes, autarcas, dirigentes de IPSS, técnicos/as, bem como aos grupos sociocaritativos e aos restantes agentes sociais concelhios.

Da parte da tarde, será dinamizado, nas instalações da “Roda Viva” – Loja Social, um workshop, em parceria com a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, sobre alimentação saudável e gestão orçamental, dirigido aos agregados familiares beneficiários da Loja Social.

No Centro de Interpretação Ambiental realiza-se uma sessão de sensibilização intitulada “No tempo dos meus avós não se fazia tanto lixo”, dirigida a utentes seniores das IPSS concelhias e a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é recordar o que se utilizava antigamente e comparar com o estilo de vida atual, apresentar medidas de poupança de água, energia e de aquisição de produtos.

A data marca o início de uma campanha de recolha de têxteis para, posteriormente, serem distribuídos pelas famílias beneficiárias da Loja Social. Os pontos de recolha serão a Loja Social e as juntas de freguesia do município, terminando a campanha dia 17 de novembro.

As atividades estão integradas na iniciativa nacional “Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”.

Programa

9h30>12h30 l Espaço Inovação da Mealhada
Fórum/ debate “A importância da intervenção social local”

14h30>16h l Roda Viva- Loja Social
Workshop: “Alimentação Saudável”

14h30>16h l Centro de interpretação ambiental

Workshop: “No tempo dos meus avós não se fazia tanto lixo”
17 outubro a 17 novembro l Roda Viva – Loja Social e Juntas de Freguesia

Campanha de recolha de têxteis