Aveiro: Boletim municipal atualiza obras camarárias

3315
Dreamweb 728×90 – Video I

O boletim municipal de setembro partilha “informação da atividade intensa” da Câmara “em várias das suas dimensões.”

“Atualizamos a informação sobre as muitas obras em curso, projetos e concursos em desenvolvimento”, refere Ribau Esteves no editorial.

O edil dá “nota de destaque” às requalificações das extensões de saúde de Aradas, São Bernardo, Santa Joana, São Jacinto (em obra), Oliveirinha (obra adjudicada a iniciar em breve) e Eixo (projeto em fase final de execução para lançamento de concurso de obra).

Ainda na área da saúde, refere a demolição em curso dos antigos armazéns gerais, “resolvendo um velho passivo urbano e ambiental”. Ao mesmo tempo, é dado “o primeiro passo na preparação dos terrenos” a entregar ao Ministério da Saúde para executar a obra de ampliação do Hospital Infante D. Pedro, integrando o Centro Académico Clínico que também envolve a Universidade de Aveiro. O terreno terá uso provisório como parque de estacionamento.

Dos últimos meses, releva ainda a nova imagem do Parque da Cidade, integrando a área de Santiago acabada de qualificar, assim como a nova vida da ‘Mãe de Água’ (antigo depósito de água, na área do Parque Infante D. Pedro).

Ribau Esteves destaca igualmente a abertura da via ecológica ciclável que liga a nova ponte de São João e o Canal de São Roque, ao cais da Ribeira de Esgueira, passando por toda a frente-Ria de Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho. Assim como a inauguração do novo acesso ao molhe norte da Barra, em São Jacinto.

Em termos culturais, o edil realça a exposição de arte contemporânea disponível até dezembro no Museu de Aveiro / Santa Joana, numa parceria com Fundação de Serralves. Uma iniciativa para a “afirmação estratégica de Aveiro nos circuitos nacionais e internacionais de arte contemporânea”, que ganhar “particular relevância no âmbito da candidatura Capital Europeia da Cultura 2027.”

Consultar boletim municipal.